Buscar

Hackers controlaram Jeep à distância e despistaram-no

Encontravam-se a mais de 15 quilómetros de distância e só usaram um portátil e um telemóvel.

Piratas informáticos conseguiram entrar no computador de bordo de um Jeep, modelo Cherokee, enquanto este se deslocava na estrada, e enviá-lo para fora da faixa de rodagem. Os hackers encontravam-se a mais de 15 quilómetros de distância e só usaram um computador portátil e um telemóvel.

O Jeep em questão era conduzido por um jornalista da revista informática Wired, Andy Greenberg, e a experiência foi organizada com os peritos informáticos Charlie Miller, que costumava trabalhar para a Agência de Segurança Nacional (NSA) norte-americana, e Chris Valasek.

Os peritos informáticos entraram nos sistemas de bordo do Jeep através de uma ligação internet sem fios, desligaram o motor e ativaram os travões, o que fez o automóvel conduzido por Andy Greenberg sair da estrada onde conduzia, no estado norte-americano do Missouri.

Os hackers avisam que em risco estão até 470 mil carros fabricados pela Fiat Chrysler, cujo sistema de computador de bordo funcionam da mesma forma e poderá ser acedido da mesma forma. A manobra que mais me perturbou foi quando eles costaram os travões, e eu fiquei furiosamente a carregar no pedal enquanto o carro de duas toneladas deslizava para um buraco sem responder, escreveu Andy Greenberg na sua

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.