Buscar

IPCA do IBGE aponta inflação em Campo Grande de 1,38% em janeiro

Percentual ficou acima do índice nacional, que foi de 1,27%. Maior impacto sobre a inflação foi do grupo alimentação e bebidas. 

Campo Grande registrou uma inflação de 1,38% no mês de janeiro, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta sexta-feira (5), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em dezembro, a taxa foi de 0,91% na cidade e no acumulado dos últimos 12 meses o índice chegou a 9,99%. O percentual registrado na capital sul-mato-grossense ficou acima do índice nacional que foi de 1,27%.

De acordo com o instituto, a inflação da capital sul-mato-grossense foi a quinta maior entre as 13 capitais pesquisadas. Ficou abaixo somente da registrada no Rio de Janeiro (MG), com 1,82%; Salvador (BA), com 1,69%; Porto Alegre (RS), com 1,56% e Fortaleza (CE), com 1,45%.

Neste primeiro mês do ano, o maior impacto sobre a inflação na capital de Mato Grosso do Sul veio do aumento de preços do grupo de produtos “alimentação e bebidas”, com 2,63%, seguido pelos reajustes na “habitação”, com 1,60% e nos “transportes”, com 1,36%.

Em contrapartida, os menores reajustes foram registrados nos grupos “artigos de residência”, com 0,01%, “comunicação”, com 0,02% e “educação”, com 0,10%. Já o grupo “vestuário” teve deflação, ou seja, os preços foram reduzidos em janeiro em 0,20%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.