Buscar

Joice Hasselmann perde um milhão votos em 2022 e não se reelege deputada

Joice se elegeu na onda Bolsonaro em 2018, mas não emplacou nas eleições de 2022 após se desligar do Presidente e fazer duros ataques

Cb image default
Joice Hasselmann

A deputada federal Joice Hasselmann (PSDB) perdeu um milhão de votos na sua tentativa de reeleição à Câmara em 2022. Há quatro anos, a jornalista ficou atrás apenas de Janaína Paschoal na lista das deputadas mais votadas do país, com mais de um milhão de votos. Com 99% das urnas apuradas neste domingo, a cifra foi bem menor, de apenas pouco mais de 13 mil.

Hasselmann também foi candidata nas eleições municipais de 2020, quando se lançou para a prefeitura de São Paulo e amargou uma derrota em sétimo lugar, com 100 mil votos — 10% do grande resultado de 2018. Na disputa municipal, ela recebeu 22 vezes mais recursos do que no pleito anterior, e duas vezes mais do que em 2022, quando teve cerca de R$3 milhões.

Em 2018, Joice foi eleita em forte associação ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e chegou a ser nomeada líder do governo no Congresso, cargo que perdeu ao divergir do mandatário na escolha da liderança do partido na Câmara.

A parlamentar deixou o PSL já em 2021, acusando o presidente da sigla, Luciano Bivar, de ter sido subserviente a Bolsonaro para garantir uma vaga na Mesa Diretora da Câmara. Com a eleição de Arthur Lira (PP), Bivar passou a ocupar o cargo de 1º secretário.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.