Buscar

Jovem que morreu em universidade foi reanimada por 1h20 em MS

Estudantes criticam falta de estrutura para emergências na universidade.Anhanguera-Uniderp lamenta morte e decreta luto sem suspensão de aulas.

Uma estudante do curso de arquitetura e urbanismo, de 18 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (19), na universidade Anhanguera-Uniderp, em Campo Grandex. Ela passou mal e foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu.

Em nota enviada ao G1, a Anhanguera-Uniderp disse que lamenta profundamente o falecimento da aluna e que apesar de todos os procedimentos de pronto atendimento e socorro terem sido tomados de imediato, a aluna veio a falecer em decorrência de mal súbito.

Ainda de acordo com a nota, a instituição está prestando acompanhamento à família, e manifesta solidariedade, votos de pêsames e decreta três dias de luto oficial, sem suspensão das aulas.

Alunos da universidade relataram ao G1 que a aluna estava no corredor que dá acesso a uma das salas do curso quando passou mal e desmaiou. Ela parou, tentou segurar na parede e caiu de lado. Bateu a cabeça no chão. Uma aluna da nossa sala, que é técnica de enfermagem, prestou os primeiros socorros, contou Marcos Vinícius Rezende, de 19 anos.

Os estudantes acionaram o Samu e a coordenação da universidade. Ainda segundo os alunos, a unidade de socorro demorou aproximadamente 30 minutos para chegar ao local. “Ela se retorceu, parecia um princípio de convulsão, e depois começou a ficar com os lábios, as mãos e as extremidades roxas, contou a técnica de enfermagem Ana Paula Dantas, de 21 anos.

A aluna passou mal por volta das 8h30 (de MS). O Samu informou que levou 20 minutos para chegar ao local. Depois da chegada da primeira unidade, a instituição acionou os médicos do Centro de Especialidades Médicas (Cemed), que pertence à universidade. A área foi isolada e todos os alunos foram retirados do bloco.

Os alunos afirmam que a equipe do Samu e a equipe de médicos do Cemed estavam sem desfibrilador e tentaram reanimar a jovem por meio de massagem cardíaca. A jovem morreu na universidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.