Buscar

Jovens entre 18 e 24 anos são maioria das vítimas de trânsito em MS

Especialista diz que jovens não avaliam riscos de dirigem perigosamente.Em 2015, cerca de 6,7 mil pessoas se envolveram em acidentes na capital.

Em 2015, 6.724 pessoas se envolveram em acidentes de trânsito em Campo Grande. Do total, jovens entre 18 e 24 anos são a maioria das vítimas. Segundo especialistas, alto índice é explicado por esse público não avaliar riscos de dirigirem perigosamente.

“Ele imagina que ele é capaz de superar obstáculos através de manobras arriscadas. Ele imagina que conseguirá dominar seu veículo mesmo em alta velocidade e em vias sem condições adequadas. Essa falta de ponderação, nessa faixa da vida é que faz com que haja maior incidência de acidente desses jovens”, explicou o professor especialista em trânsito, Carlos Alberto Pereira.

Os dados mostram que quanto mais idade e experiência no trânsito, menor o número de vítimas. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a faixa etária com maior número de vítimas corresponde a 31,2%; de 25 a 29 anos, foram 23%; de 30 a 34 anos, 20%; de 35 a 39 anos, 16,4%; e 60 anos ou mais, 9,4%.

De acordo com o especialista em trânsito, as pessoas externam no trânsito sentimentos e angústias. “O acidente acaba sendo uma consequência fatal dessa transferência de comportamento”, pontuou Carlos Alberto.

O trânsito é a principal causa de mortes no país depois dos homicídios. Em 2016, morreram 21 pessoas em acidentes de trânsito na capital de Mato Grosso do Sul. De acordo com as autoridades, 80% dos acidentes são provocados pela imprudência e desrespeito a sinalização.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.