Buscar

Jungmann toma posse hoje como ministro da Segurança Pública

Novo ministério terá como missão 'coordenar e promover a integração da segurança pública em todo o território nacional

Cb image default
 

A Medida Provisória que cria Ministério Extraordinário da Segurança Pública foi publicada no "Diário Oficial da União". Raul Jungmann, que deixará a Defesa, tomará posse nesta terça-feira (27) em cerimônia no Palácio do Planalto.

Segundo a Presidência, o novo ministério terá como missão "coordenar e promover a integração da segurança pública em todo o território nacional em cooperação com os demais entes federativos".

O Ministério da Segurança Pública será responsável, por exemplo, pela Polícia Federal e pela Polícia Rodoviária Federal, atualmente sob o comando do Ministério da Justiça.

O Depen (Departamento Penitenciário Nacional), os conselhos de Segurança Pública e de Política Criminal e Penitenciária, além da Secretaria Nacional de Segurança Pública, também migrarão para o novo ministério.

Por se tratar de uma MP, o ato de criação do ministério já passa a valer como lei com a publicação.

A partir daí, o Congresso Nacional terá até 120 dias para aprovar, rejeitar ou até mesmo modificar a medida provisória. Se o texto não for analisado nesse prazo, a MP perderá validade.

Repercussão

A criação do ministério gerou repercussão entre as entidades que representam delegados e agentes da PF.

A ADPF (Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal) divulgou nota na qual avaliou que a criação do novo Ministério da Segurança Pública "pode ser prejudicial".

A Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais), por outro lado, disse ver a medida com "otimismo".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.