Buscar

Juros para pessoa física têm maior nível desde agosto de 2012

Segundo Anefac, em fevereiro, taxa média para pessoas subiu para 97,16% ao ano

A taxa de juros média para pessoas físicas subiu de 5,65% em janeiro (93,39% ao ano) para 5,82% ao mês em fevereiro, representando 97,16% ao ano, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). É a nona elevação seguida da taxa, e também o maior nível já registrado desde agosto de 2012. 

Para pessoas jurídicas, a taxa média saltou de 3,29% ao mês (47,47% ao ano) em janeiro para 3,32% ao mês (47,98% ao ano) em fevereiro, também a maior em 18 meses. 

Miguel José Ribeiro de Oliveira, coordenador do trabalho e diretor executivo de pesquisas econômicas da entidade, acredita que o aumento está fortemente associado à elevação da Selic pelo Comitê de Política Monetária (Copom). O órgão, que pertence ao Banco Central, elevou há duas semanas a taxa básica de juros, de 10,5% para 10,75%, a nona alta consecutiva.  

Perspectiva - Segundo Oliveira, tendo em vista os atuais indicadores de inflação, é bem provável que o Copom volte a subir a Selic em sua próxima reunião em abril. Assim, as taxas de juros ao consumidor também devem aumentar. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.