Buscar

Lula quer gasoduto na Argentina com financiamento do BNDES

País vizinho vive grave crise econômica, com inflação passando de 100% ao ano

Cb image default
 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse estar “muito satisfeito” com as perspectivas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a construção de um gasoduto na Argentina.

O petista fez a declaração nesta segunda-feira, 26, depois de um almoço com o presidente argentino, Alberto Fernández.

 Essa foi a quinta reunião entre Fernández e Lula neste ano, e a quarta visita do líder argentino a Brasília. Segundo o petista, Brasil e Argentina adotaram um plano de ação com cem frentes para o desenvolvimento da integração econômica, que, em sua visão, é “um ambicioso plano de ação para o relançamento da aliança estratégica”.

“São quase cem ações que dão concretude ao nosso projeto conjunto de desenvolvimento”, afirmou Lula. “Fico muito satisfeito com as perspectivas positivas de financiamento do BNDES para a exportação de produtos para a construção do Gasoduto Presidente Néstor Kirchner.”

Sobre o financiamento para exportações, o petista afirmou que “não faz sentido que o Brasil perca espaço no mercado argentino para outros países, porque esses oferecem crédito e nós, não”. Sem ainda especificar valores, Lula citou a criação de uma linha de crédito.

Com a eleição de Lula, a Argentina já dava como certos US$ 689 milhões de financiamento do BNDES para concluir a construção do segundo trecho do gasoduto de quase 500 quilômetros.

O país vizinho vive uma grave crise econômica. O índice de preços ao consumidor (CPI) da Argentina avançou 7,8% em maio ante abril, segundo o Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec).

O resultado mostra uma aceleração acumulada de 114,2% nos 12 meses anteriores, acima do aumento de abril, de 108,8%.

Moeda comum

Lula ainda defendeu a adoção de uma moeda de referência, específica para o comércio regional entre os países, sem eliminar as moedas nacionais — o real e o peso argentino.

Segundo o petista, a nova moeda seria usada apenas nessas transações. Há um mês, o petista falou em criar uma moeda comum para transações comerciais em toda a América do Sul, durante reunião dos presidentes no Itamaraty. No entanto, a proposta não evoluiu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.