Publicado em 28/01/2019 às 07:55, Atualizado em 28/01/2019 às 10:57

Luto e apreensão marcam 4º dia de buscas por vítimas em Brumadinho

No último domingo (27), moradores foram acordados com sirene, por volta das 5h30, por causa da possibilidade de rompimento de nova barragem

r7,
Cb image default

Resgate ainda procura 305 desaparecidos após tragédia em Brumadinho

Cadu Rolim/Fotoarena/Folhapress - 27.01.2019

Eram pouco depois das 6h da manhã e o barulho dos helicópteros já dava o tom de apreensão e luto que vive a população de Brumadinho (MG) nesta segunda-feira (28) — o 4º dia de resgate das vítimas da tragédia que atingiu a região na última sexta-feira (25), com o rompimento de uma represa de rejeitos de mineração da Vale.

Em conversa com moradores que trabalham no comércio e até nos hotéis da cidade, o semblante de tristeza é marcante. Praticamente todos em Brumadinho conhecem, têm parentesco ou eram amigo de alguém que está desaparecido ou morreu vítima do desastre.

O balanço, até o momento, é de 58 mortos, 19 corpos identificados e ao menos 305 desaparecidos.

“Tenho três primos desaparecidos, certamente estão mortos. Um deles tinha ido à Vale para pedir demissão, pois ia trabalhar por conta própria”, revelou a cozinheira Maria de Fátima Souza, que trabalha em um hotel da cidade.

A segunda barragem, que chegou a causar apreensão e medo nos moradores da cidade na manhã de ontem, provocando inclusive o disparo de sirenes de alerta pela defesa civil, hoje já não oferece risco, pois segundo o Corpo de Bombeiros, o nível da água baixou.

Ontem à noite, chegou a equipe de militares israelenses, com cerca de 130 soldados. Após uma reunião às 9h da manhã desta segunda-feira, os militares devem reforçar as centenas de bombeiros, policiais e as equipes da Defesa Civil que trabalham nas buscas.

Na comunidade do Córrego do Feijão, área mais atingida pelo desastre, equipes dos bombeiros retomaram o processo de resgate de um micro-ônibus encontrado sob a lama. Ainda não se sabe o número de vítimas neste veículo, que foi encontrado no fim da noite de ontem.