Buscar

México pede ajuda aos Estados Unidos para recapturar traficante

Joaquin Guzmán, um dos narcotraficantes mais perigosos e poderosos do mundo, fugiu de prisão de segurança máxima usando um túnel.

Na América do Norte, o México pediu ajuda aos Estados Unidos para recapturar um dos maiores traficantes de drogas do mundo. Ele fugiu de uma prisão de segurança máxima usando um túnel.

É uma caçada incansável pelo México, ordenada pelo presidente Enrique Peña Nieto. No alvo, Joaquin Guzmán, um dos narcotraficantes mais perigosos e poderosos do mundo.

A fuga do presídio de segurança máxima foi por um túnel de 1,5 quilômetro de comprimento, que começava na cela de Joaquin e levava até uma casa no alto da colina. Dentro do túnel, os policiais encontraram uma motocicleta adaptada para andar sobre trilhos que teria sido usada para transportar material de construção e também pode ter ajudado o traficante a fugir mais rápido.

Chefe do cartel de Sinaloa, o bandido, conhecido como El Chapo, é acusado de dezenas de mortes na guerra dos cartéis e é apontado como o maior fornecedor de cocaína e heroína para os Estados Unidos.

Ele é procurado dos dois lados da fronteira. As autoridades mexicanas consideram todos os funcionários do presídio de Altiplano suspeitos de ajudar El Chapo no plano de fuga. Eles estão sendo ouvidos pelos investigadores. Oficiais americanos questionaram como nenhum carcereiro percebeu o buraco na cela e a construção do túnel iluminado e ventilado, que levou tempo para ficar pronto.

A agência dos Estados Unidos de combate às drogas disse que foi pedida a extradição de Joaquin Guzmán porque considera que o cartel tem força para subornar e corromper as pessoas no México e a fuga de El Chapo comprovaria isso.

Ele já havia fugido de uma prisão mexicana, em 2001, escondido em um carrinho de lavanderia. Só foi recapturado em 2014.

Escapar por túneis é uma especialidade de El Chapo. No tempo em que passou foragido ele vivia escondido entre cinco casas interligadas por passagens subterrâneas que levavam também à rede de esgoto da cidade. Assim ficou mais fácil fugir da polícia por 13 anos.

A fuga de El Chapo mexe com a segurança do México, mas tem reflexos na campanha presidencial americana. Ele acabou dando munição ao candidato republicano Donald Trump, que vem fazendo críticas pesadas aos imigrantes mexicanos.

Em mais uma declaração preconceituosa, Trump escreveu em uma rede social: “O maior chefão das drogas do México fugiu da cadeia, corrupção inacreditável e os Estados Unidos pagam por isso. Eu avisei”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.