Publicado em 01/11/2018 às 12:19, Atualizado em 01/11/2018 às 16:23

Moro aceita convite de Bolsonaro para assumir Ministério da Justiça e Segurança Pública

Após reunião na casa do presidente eleito, juiz da Lava-Jato deixou local sem falar com a imprensa

O Globo,
Cb image default
Divulgação

BRASÍLIA COM MEDO: O juiz Sergio Moro aceitou o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para assumir o Ministério da Justiça e da Segurança Pública . A informação foi confirmada por meio de nota divulgada no fim da manhã desta quinta-feira, após reunião na casa de Bolsonaro, no Rio .

Logo em seguida, Jair Bolsonaro publicou em suas redes sociais que a agenda de Moro será "anti-corrupção" e "anti-crime organizado". Ao sair da casa de Bolsonaro, Moro seguiu acompanhado de Paulo Guedes para o Gávea Golf & Country Club, na Zona Sul, onde almoçaram juntos. Os dois deixaram o local por volta do meio-dia. O magistrado embarca de volta para Curitiba em um voo marcado para 13h40.

Cb image default
 

Moro afirmou que vai se afastar das audiências da operação que já estão marcadas para "evitar controvérsias desnecessárias". Isso significa que ele não vai ouvir o interrogatório do ex-presidente Lula na ação que apura reformas feitas por empreiteiras no sítio de Atibaia, interior de São Paulo.

A audiência com o petista está marcada para 14 de novembro. Para a defesa do petista, o convite feito por Bolsonaro a Moro já reforçava a tese de que Lula é alvo de uma perseguição política . Em petição entregue nesta quarta-feira, os advogados dizem que Moro vai integrar o governo de um político que prometeu "metralhar a petralhada" e deixar Lula "apodrecer na cadeia".

Na nota, Moro diz que aceitou o convite "com certo pesar", pois terá que pedir a exoneração da Justiça Federal, onde trabalhou por 22 anos.