Buscar

Mortes em massa em prisões na Síria são crime de extermínio, diz ONU

Conselho de Segurança pode impor sanções à Síria

(Foto: Khalil Ashawi/Reuters)

Presos mantidos pelo governo da Síria estão morrendo em grande escala devido à política estatal de extermínio da população civil, um crime contra a humanidade, disseram investigadores das Nações Unidas nesta segunda-feira.

A comissão de inquérito da ONU pediu que o Conselho de Segurança imponha sanções direcionadas a autoridades sírias na hierarquia civil e militar responsáveis ou coniventes com mortes, torturas e desaparecimentos sob custódia, mas não nomeou eventuais responsáveis.

No relatório, os especialistas independentes disseram que também documentaram execuções em massa e tortura de prisioneiros por dois grupos extremistas, Jabhat al-Nusra e Estado Islâmico, constituindo crimes de guerra.

O relatório intitulado Fora da vista, fora da mente: mortes em detenção compreende o período entre 10 de março de 2011 e 30 de novembro de 2015.

O levantamento baseia-se em entrevistas com 621 sobreviventes e testemunhas, além de evidências coletadas por uma equipe liderada por Paulo Pinheiro.

Nos últimos quatro anos e meio, milhares de presos foram mortos enquanto estavam sob custódia das partes em guerra, disse a comissão.

As mortes e assassinatos descritos no relatório ocorreram com alta frequencia, por um longo período de tempo e em diversas localidades, com significativo apoio logístico de recursos estatais, disse o relatório. Há bases razoáveis para acreditar que a conduta descrita representa extermínio como crime contra a humanidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.