Buscar

Mortes por obesidades triplicam no Brasil em 10 anos. Mulheres são as principais vítimas

Levantamento, com base em dados do Ministério da Saúde, mostra que entre 2001 e 2011, índice de óbitos subiu 196%. 

As mortes provocadas, diretamente, pela obesidade triplicaram no Brasil em dez anos. Em 2001, 808 óbitos tiveram a doença como uma das causas. O índice subiu para 2.390 em 2011, um aumento de 196%. Os números foram levantados pelo ‘Estadão Dados’, com base em informações do Datasus. 

A pesquisa revelou ainda que o índice de mortes por um milhão de habitantes também cresceu no período: de 5,4 para 11,9. O método considerou apenas casos em que a obesidade foi citada como uma das causas, no atestado de óbito. Para Maria Edna de Melo, endocrinologista e diretora da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), a taxa pode estar subestimada. 

A obesidade também está por trás de doenças como câncer, diabetes e hipertensão, que podem levar à morte”, afirma. De acordo com o levantamento, 64% das vítimas eram do sexo feminino, sobretudo na faixa dos 50 aos 59 anos. Maria Edna explica que as mulheres têm menor quantidade de massa magra (músculo) no corpo e apresentam resistência à ação do hormônio leptina. “É o hormônio que reduz o apetite e avisa ao cérebro que não é preciso comer mais”. 

Levantamento do Ministério da Saúde, divulgado no ano passado, revelou que 51% da população estão acima do peso e 17% são considerados obesos.

Excesso de peso leva a vários males

Cerca de 80% dos obesos têm diabetes e hipertensão. Maria Edna explica que as doenças comprometem o sistema cardiovascular e podem levar ao enfarte ou ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). A especialista alerta que o excesso de peso está relacionado a tumores no rim, intestino e endométrio.

Segundo ela, a obesidade provoca também problemas psicológicos, como depressão, e compromete as articulações. Entre as causas, estão fatores genéticos e estilo de vida, como má alimentação e sedentarismo. “Para perder peso é fundamental praticar exercício regular e comer 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.