Buscar

MS desenvolve 10 ações para inclusão produtiva rural do agricultor familiar

Segundo IBGE, este é o número limite da pesquisa desenvolvida em 2014

Mato Grosso do Sul desenvolveu 10 ações de inclusão produtiva rural para o agricultor familiar em 2014, segundo os dados do suplemento Inclusão Produtiva, das Pesquisas de Informações Básicas Municipais (Munic) e Estaduais (Estadic), feitas nos 5.570 municípios das 27 unidades da federação, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Definido por público alvo, das ações de inclusão desenvolvidas no Estado, 9 foram realizadas para assentados da reforma agrária, 5 ações para povos indígenas, 7 para pescadores, 6 para comunidades quilombolas e nenhum para o setor de silvicultura e extrativismo.

Em relação a quantidade de ações desenvolvidas de inclusão produtiva rural com apoio do governo federal, em 2014, Mato Grosso do Sul teve apoio em 10 ações e 9 com apoio do Governo Estadual. Os dados municipais registraram o importante papel dos governos como parceiros relevantes na implementação das ações de inclusão produtiva rural nos municípios.

O governo federal era o parceiro do maior número de ações no maior número de Unidades da Federação, sendo Mato Grosso do Sul o único Estado que possuía parceria com o governo federal nas três ações analisadas, sendo: inclusão rural, urbana e ações de crédito, microcrédito e seguro.

Inclusão produtiva urbana – O IBGE pesquisou também a inclusão urbana e Mato Grosso do Sul não realizou nenhuma ação para população em situação de rua. Em 2014, foram realizados 5 ações em prol dos beneficários do bolsa família e 4 para inscritos nos cadastros de programas sociais.

Houve uma ação para egressos de curso de qualificação profissional e duas para catadores de recicláveis.

A parceira dos governos em prol da inclusão produtiva foi maior, sendo 6 ações com ajuda do governos federal e estadual. A ação de maior parceria do governo federal foi a de qualificação profissional, em grande parte através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.