Buscar

MS sedia evento nacional sobre plantio direto na palha em agosto

Encontro será realizado em Bonito, entre 12 e 14 de agosto.Sistema ajuda a reter umidade e diminui temperatura do solo.

Plantio direto ajuda a manter umidade e reduz temperatura do solo (Foto: Reprodução/TV Morena)

Bonito, a 300 quilômetros de Campo Grande, sedia entre os dias 12 e 14 de agosto, o 14º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha. Esta edição do evento, que é realizado a cada dois anos, tem como tema “Sistema Plantio Direto, produzindo água e alimentando o mundo”.

Segundo o analista de grãos da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul(Sistema Famasul), Leonardo Carlotto, a conservação da água no solo é um dos principais benefícios do plantio direto de grãos na palha.

O sistema se caracteriza pela realização de uma nova semeadura sobre os restos vegetais de culturas anteriores sem revolver o solo, desse modo evita a evaporação da água no solo, proporcionando maior aproveitamento das chuvas, retendo a umidade e diminuindo a temperatura do solo.

De acordo com Carlotto o plantio das sementes direto na palha também permite o controle natural de plantas daninhas, evita o desperdício de matéria orgânica, tem um maior aproveitamento do adubo e é economicamente viável.

Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja do estado (Aprosoja/MS), Mauricio Saito, desde a implantação da tecnologia no Estado, há mais de 20 anos, o sistema é utilizado por aproximadamente 90% dos agricultores sul-mato-grossenses.

Os benefícios do plantio direto na palha desde o início da prática no País foram evidentes de forma imediata, tanto no quesito sustentabilidade como na eficiência de produção, contribuindo na manutenção dos nutrientes do solo, ressalta.

O evento é realizado pela Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha e Irrigação, com o apoio de instituições como a Embrapa Agropecuária Oeste, Fundação MS e Sistema Famasul, e vai debater temas como o consórcio milho com capins, o controle racional de plantas daninhas, o potencial ainda inexplorado de áreas não tradicionais e a irrigação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.