Buscar

MS tem 9 municípios com novo decreto de emergência devido à chuva

Segundo a Defesa Civil, 13 que decretaram no início do ano não renovaram.União liberou R$ 20 mi para os estragos no estado em março de 2016.

Erosão em área rural de Tacuru (Foto: José Carlos Coelho/Prefeitura de Tacuru)

Mato Grosso do Sul tem nove municípios com novo decreto de emergência por causa dos estragos da chuva desde o início de 2016, segundo a Defesa Civil do estado. Dos 43 que decretaram emergência no início do ano, 13 ainda não renovaram, entre eles Campo Grande.

Conforme a Defesa Civil, estão com novos decretos: Tacuru, Coronel Sapucaia, Amambai, Iguatemi, Paranhos, Eldorado, Bela Vista, Japorã e Anaurilândia. Outros 13 não renovaram: Naviraí, Itaquiraí, Aral Moreira, Sete Quedas, Caarapó, Juti, Novo Horizonte do Sul, JardimDeodápolis, Mundo Novo, Laguna Carapã, Campo Grande e Fátima do Sul.

De acordo com ao Defesa Civil, depois que o município decreta emergência, é feito um levantamento dos estragos para saber se atende os critérios para efetivar o decreto. Quando há um número de municípios, o estado envia a solicitação à União.

Por causa dos estragos causados pelas chuvas em maio, decretaram emergência, recentemente, Japorã, Eldorado, Anaurilândia,Iguatemi.

Ainda têm prazo para renovar 21 municípios: Caracol, Guia Lopes da Laguna, Vicentin, Taquarussu, Batayporã, Dois Irmãos do Buriti, Miranda, Ivinhema, Jataí, Aquidauana, Rio Brilhante, Nioaque, Rio Verde, Anasácio, Rochedo, Ponta Porã, Santa Rita do Pardo, Bodoquena, Antônio João, Nova alvorada do Sul e Sidrolândia.

PontesCom o decreto, reconhecido pelo estado e pela União, o município consegue recursos para investir no reparo dos estragos. De acordo com o Defesa Civil, no dia 9 de março, a União aprovou R$ 20 milhões para serem aplicados na reconstrução de 30 pontes em sete municípios sul-mato-grossenses.

O prazo para a conclusão do projeto e contratação de empresas para realizar as obras, por meio de licitação, é de 180 dias a partir do anúncio federal.

As chuvas início do ano causaram estragos no sul do estado. Em Eldorado, o km 49 da BR-163, foi totalmente interditado na madrugada do dia 12 de dezembro de 2015. Uma cratera se abriu na pista devido às fortes chuvas. Segundo a Polícia Civil, o trecho fica sobre o rio Morumbizinho e desmoronou após a passagem de um veículo de carga.

O excesso de chuva e uma draga provocaram os estragos na ponte sobre o rio Brilhante que desabou no dia 3 de março de 2016. A estrutura na MS-156 é o limite entre os municípios de Itaporã e Rio Brilhante. Outra ponte que desmoronou foi na MS-295, que liga Amambai e Iguatemi.

A "ponte velha", que liga os municípios de Jardim e Guia Lopes da Laguna, foi interditada momentaneamente pelo Corpo de Bombeiros, em dezembro, por causa da cheia dos rios Miranda e Santo Antônio. Conforme os bombeiros, a água não chegou a transbordar a ponte, mas por motivo de precaução, optaram em interditar a via. A estrutura voltou a ser usada depois do desabamento da ponte na MS-382 que liga os mesmos municípios.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.