Buscar

MSGÁS inicia obra em ponte para levar gás natural até a Eldorado

Ramal está sendo instalado na ponte do rio Sucuriú e parte do tráfego está interrompido. (Foto: Divulgação Assessoria)

A MSGÁS (Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul) deu início a última etapa da obra do ramal de gás natural que irá atender a Eldorado Brasil em Três Lagoas - distante 338 km de Campo Grande. Estão sendo investidos R$ 55 milhões na construção de 42 quilômetros de extensão.

A parte mais complicada da obra é passar o ramal de gás pela ponte do rio Sucuriú, o que está sendo feito hoje. A Empresa CMT- Engenharia é responsável pela execução dos trabalhos e vai instalar treliças para segurar o duto que passará sob a ponte.

O projeto utiliza tubulação de aço e carbono com as duas estações de controle de fluxo de gás nas extremidades da rede, além de executar serviços para a sustentação de estrutura metálica de suporte do duto, que começará a ser construído sob a ponte do rio.

Segundo o gerente de engenharia e tecnologia da MSGÁS, Rinaldo Damno, o ramal terá duas estações em suas extremidades, e está localizado na BR-158. Para a construção da estrutura em aço carbono, será necessária a transposição do rio Sucuriú, que antes aguardava parecer técnico exigido pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) para viabilização do projeto, mas que já foi liberado.

Ainda segundo o Relatório de Acompanhamento do Projeto Eldorado, até o final de junho deste ano, foi implantado 39,18 Km de rede, o que significa que faltam menos de três km para chegar ao destino. Também já foram obtidas todas as autorizações necessárias e iniciada a aquisição do material para confecção da estrutura de suporte à tubulação.

Assim que o ramal for concluído, a Eldorado, uma das gigantes da celulose, vai trabalhar usando gás natural. Com isso reduzirá os custos da produção, aumentando o consumo de gás natural no Estado. Por ser uma energia limpa e econômica, o uso do gás tem tido bastante crescimento, principalmente em Três Lagoas, onde estão instaladas várias indústrias.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.