Buscar

Na Bélgica, manifestantes atiram pedras e sacos de lixo na polícia

Protesto contra desemprego reuniu milhares de pessoas em Bruxelas. Dois ativistas e um policial ficaram feridos.

Manifestante atira saco cheio de lixo em policial durante manifestação em Bruxelas, na Bélgica (Foto: François Lenaur/Reuters)
Manifestante segura saco cheio de lixo antes de jogá-lo em policial (Foto: François Lenaur/Reuters)

Manifestantes de várias partes da Europa entraram em confronto com a polícia em Bruxelas, na Bélgica, durante um protesto nesta sexta-feira (4) contra o elevado desemprego na região. Os ativistas atiraram pedras e quebraram janelas enquanto marchavam do Centro da cidade até o distrito onde fica a sede da União Europeia. Dois manifestantes e um policial ficaram feridos.

O ato foi convocado por sindicatos para chamar a atenção para o alto desemprego de jovens e a concorrência em países com baixos salários, antes da próxima eleição para o Parlamento Europeu, marcada para o fim de maio, segundo a agência Reuters.

Manifestantes atiraram pedras durante protesto em Bruxelas (Foto: François Lenaur/Reuters)

indicalistas disseram que cerca de 40 mil  pessoas se juntaram à marcha. A polícia, no entanto, baixou o número para 25,5 mil.

A polícia disse que o protesto foi pacífico na maior parte do tempo, mas manifestantes mascarados atiraram pedras, sacos cheios de lixo e outros objetos contra policiais perto do Parlamento e, mais tarde, próximo à sede da Comissão Europeia.

A secretária-geral da Confederação Europeia de Sindicatos, Bernadette Segol, destacou que as políticas econômicas não funcionaram até agora e que a taxa de desemprego na região é inaceitável.

Os políticos têm que considerar que essa é a questão-chave para o futuro. Estamos pedindo para parar a austeridade e iniciar um programa de grande investimento para o crescimento sustentável e [a criação de] empregos de qualidade, afirmou.

A taxa de desemprego nos países da União Europeia foi de 10,6% em fevereiro. Entre jovens com menos de 25 anos, o índice foi ainda maior: 22,9%. Na Grécia e na Espanha, a taxa de desemprego é de 25% entre a população geral e de 50% entre os jovens.

Polícia reprimiu a manifestação com jatos de água (Foto: François Lenaur/Reuters)
Um ativista ficou ferido após levar uma pedrada na cabeça jogada por outros manifestantes (Foto: François Lenaur/Reuters)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.