Buscar

Nas semana de luta contra a aids, Afrangel realiza evento

Festa em confraternização de fim de ano fechará contas do ano

O número de pessoas infectadas com o vírus HIV, causador da Aids, cresceu 31% em 2015, em Mato Grosso do Sul. Foram registrados 364 casos no ano passado, enquanto que entre janeiro e novembro deste ano o número saltou para 477. Os dados preocupantes foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta semana em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro).

Outro dado alerta sobre o contínuo registro, apesar de em menor escala, da transmissão do vírus de mãe para filho, conhecida como transmissão vertical. Em Campo Grande, dois casos foram registrados neste ano, enquanto que no mesmo período de 2014 foram sete, segundo dados do Centro de Doenças Infecto-parasitárias (Cedip) da Capital.

Na Associação Franciscanas Angelinas (Afrangel), mais conhecida como Lar das Crianças Vivendo e Convivendo com HIV/Aids, as mães soropositivo são acompanhadas desde a gravidez e depois do nascimento da criança para garantir o tratamento adequado e reduzir os riscos de transmissão.

A instituição presta assistência social, educacional e de saúde para 50 meninos e meninas com idade entre 0 e 12 anos que são soropositivo ou convivem com familiares que possuem o vírus. Além desses, cerca de 30 famílias recebem acompanhamento com visitas domiciliares e auxílio de cestas básicas. A entidade é a única do Estado a oferecer esse tipo de atendimento.

Ação beneficente

A Afrangel é mantida por meio de convênios públicos, mas principalmente de doações da população. Para arrecadar recursos e fechar o ano com as contas em dia, a instituição realiza no próximo sábado (5) o Natal da Família Afrangel. O principal gasto nesta época é com o 13º salário dos funcionários.

Além de ser um evento beneficente, a festa é a confraternização de fim de ano para todos os assistidos e benfeitores. Haverá apresentação natalina das crianças e apresentação de grupos musicais. Equipes de voluntários também irão vender comidas, bebidas e doces. Para as crianças, ainda haverá cama elástica e outros brinquedos.

Serviço

A festa será neste sábado (5), das 15h às 18h, no salão do Rádio Clube Campo – Avenida Interlagos, 477.

Será cobrado o valor de R$ 3 para a entrada.

Quem quer ajudar na manutenção das atividades da Afragel, mas não poderá participar da festa pode fazer contribuição financeira por meio de depósito na conta bancária da instituição: Banco do Brasil: CC 221988 / Agência 2959-9

Mais informações pelo telefone: 3365 0590 e na página do Facebook “Amigos da Afrangel”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.