Buscar

NASA revela planeta gémeo da Terra

O novo planeta Kepler 452b é maior do que a Terra e anda ao redor de uma estrela como o Sol numa órbita que tem 385 dias.

Um ano tem 385 dias, a temperatura é ideal para a existência de água líquida, e a luz vem de uma estrela muito parecida com o Sol. Mas este planeta tão parecido com a Terra está a 1400 anos-luz de distância, na constelação do Cisne. É o Kepler 452b, e foi revelado esta quinta-feira pela NASA no âmbito da missão do telescópio Kepler, que procura planetas semelhantes à Terra fora do nosso sistema solar.

O novo planeta é muito parecido com a Terra, mas é maior - tem cerca de cinco vezes a massa do nosso planeta, e o seu equador é maior em cerca de 60 por cento. E também é mais antigo: o Kepler 452b tem mais seis mil milhões de anos de idade do que o planeta onde vivemos.

Mas tem muitas semelhanças com a Terra, incluindo o facto de se encontrar naquela que é conhecida como a zona habitável da sua estrela, a zona onde a temperatura à superfície do planeta permite que exista água líquida. De acordo com a experiência da Terra, a água líquida é um elemento essencial para o aparecimento da vida, razão que justifica a importância dada a esse pormenor.

Esquema mostra uma comparação entre o novo planeta, o exoplaneta Kepler 186f, e os quatro planetas rochosos do nosso sistema solar, assim como a sua localização nas zonas habitáveis das suas estrelas. (Foto: NASA/JPL)

O telescópio Kepler dedica-se à busca de exoplanetas que estejam na zona habitável das suas estrelas, e o Kepler 452b é um de doze a ser apresentado hoje, dos quais é o primeiro a estar confirmado, e é o único a ser descoberto na zona habitável de uma estrela da mesma categoria que o Sol, conforme anunciou hoje a NASA numa conferência e em comunicado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.