Buscar

Número de desalojados por enchentepassa de 70 em Bela Vista, MS

Rio Apa continua subindo, diz secretária de assistência social.Famílias são levadas para ginásio de esportes por falta de espaço. 

Mais de 30 casas estão alagadas em Bela Vista, segundo município (Foto: Hemerson Buiú/Top Notícia)

Passa de 70 o número de desabrigados devido a enchente desse domingo (6), em Bela Vista, município, que fica 309 quilômetros de Campo Grande. Ao G1, a secretária de Assistência Social, Pamela Pires Nunes, disse que o nível do rio Apa continua subindo.Até a publicação desta reportagem, eram 40 famílias ribeirinhas, de quatro bairros diferentes, com casas alagadas. Ontem elas foram levadas para centros comunitários, mas agora estão sendo encaminhadas para o ginásio de esportes da cidade por conta da quantidade de pessoas. Há ainda outras que estão na casas de parentes.

As pessoas continuam sem querer deixar as casas. Agora, constatamos que chácaras também estão tendo problemas com alagamentos. Nesses locais, o acesso é só por canoa, por isso estamos tendo o apoio da Polícia Militar Ambiental [PMA], afirmou Pamela.

Assistentes sociais e uma equipe da Secretaria de Obras do município trabalha no resgate aos moradores, além da PMA. Uma equipe do Exército Brasileiro também está disponível para o transporte das famílias até os prédios públicos, segundo Pâmela. Os locais devem abriga-las temporariamente até que a situação seja normalizada.

De acordo a Secretaria de Obras, chove na área da cabeceira do rio Apa, a aproximadamente 30 quilômetros da área urbana de Bela Vista, o que estaria provocando o aumento do nível do rio.

Outros municípiosDevido ao rompimento de uma barragem de quase 20 metros de altura no balneário de Caarapó nesse domingo, o prefeito Mário Valério (PR) está em Campo Grande nesta segunda-feira (7) em busca de recursos financeiros junto ao governo do estado para reconstruir a estrutura.O lago do balneário, que tinha mais de 30 anos, foi totalmente esvaziado depois do rompimento no domingo. Ninguém ficou ferido. A cidade está entre os municípios que decretaram situação de emergência e teve prejuízos, também, com pontes e estrada.

Campo GrandeEm Campo Grande, a chuva do fim de semana teve ventos de 42 km/h causou alagamentos, estragos e inundações em 17 pontos da capital. O Corpo de Bombeiros registrou cerca de 20 chamados, sendo sete emergenciais.Também foi registrado uma morte no Córrego Anhanduizinho. A perícia esteve no local e a informação é que a vítima caiu com a enxurrada e o corpo foi encontrado a metros de distância. A vítima ainda não foi identificada. Os bombeiros também fizeram o escoamento da água em casas alagadas.JardimA cidade a 217 quilômetros de Campo Grande registrou vários estragos devido a temporal no sábado (5). Várias árvores caíram, inclusive em carros, e um circo chegou a desabar por conta dos fortes ventos na região.EmergênciaO governo de Mato Grosso do Sul, após as fortes chuvas que atingiram a região sul do estado, reconheceu a situação de emergência dos 14 municípios atingidos. Além de pontes, diversas rodovias, galerias e dutos foram destruídos ou danificados parcialmente em Tacuru, Naviraí, Itaquiraí, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Amambai, Iguatemi, Sete Quedas, Paranhos, Caarapó, Juti, Novo Horizonte do Sul, Japorã e Eldorado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.