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Os carros mais e menos seguros, segundo testes de colisão

Carro em miniatura e mãos simulando proteção (Foto: )

 EXAME.com elencou quais carros oferecem maior e menor nível de proteção a partir de dados do Latin NCAP, programa independente de avaliação que realiza testes de colisão (ou crash tests, na expressão em inglês) com veículos novos vendidos na América Latina e no Caribe.

Iniciado em 2010, o programa já teve seis fases e confere notas a cada modelo nos quesitos segurança para adultos e segurança para crianças de um ano e meio a três anos. Cada item recebe de uma a cinco estrelas. A nota máxima (cinco estrelas) classifica a proteção como boa, enquanto a nota mais baixa (1 estrela) indica que a segurança oferecida pelo carro é pobre. Quatro estrelas apontam que a proteção é adequada, três estrelas mostram que o veículo oferece uma segurança marginal e duas estrelas equivalem a uma proteção fraca.

Para fazer a avaliação, a Latin NCAP realiza um teste de colisão, no qual cada veículo se choca frontalmente com uma barreira que representa outro veículo, a 64 km/h. Esses testes de impacto utilizam quatro bonecos, que representam dois adultos no banco da frente e duas crianças no banco de trás, sentadas em cadeirinhas infantis.

O número de airbags oferecidos pelo veículo faz diferença no teste de impacto, assim como cintos de segurança com itens que diminuem a possibilidade de lesões durante batidas. No quesito de proteção para crianças, também é levada em consideração a clareza do manual de instruções para a instalação de cadeirinhas, já que a forma como ela é ajustada pode afetar de maneira positiva ou negativa a segurança das crianças.

Dos 37 modelos testados até hoje pelo Latin NCAP, que já foram ou são vendidos no Brasil em configurações equivalentes, apenas dois receberam a nota máxima tanto no quesito proteção para passageiro adulto, como para crianças: o Jeep Renegade e o Volkswagen Golf.

Entre os modelos avaliados no programa, dois receberam nota zero no quesito segurança para passageiro adulto: Fiat Novo Palio e Renault Clio, ambos em versões sem airbags.

Veja a seguir os vídeos e os resultados de todos os carros testados e vendidos no Brasil desde o início do programa Latin NCAP. Como os modelos da lista foram testados a partir de 2010, alguns podem ter sido aprimorados sem ter passado novamente pelo teste de colisão. 

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