Buscar

Partido do Congresso aceita derrota nas eleições na Índia

O candidato da oposição Narendra Modi, do partido nacionalista hindu Bharatiya Janata (BJP), será o próximo primeiro-ministro da Índia. O partido do Congresso, no poder desde a independência, já aceit

Amit Shah e Ravi Shankar Prasad do partido Bharatiya Janata (Foto: BJP)

Nós aceitamos a derrota. Estamos prontos para ser oposição, disse o porta-voz do Partido do Congresso, Rajeev Shukla, aos jornalistas, sustentando que Modi prometeu a luta e as estrelas ao povo e que o povo comprou esse sonho.

Os nacionalistas hindus, por seu turno, declararam o início de uma nova era na segunda nação mais populosa do mundo, depois de o Partido do Congresso ter reconhecido a derrota nas eleições.

Este é o início da mudança, de uma revolução do povo e o arranque de uma nova era, disse Prakash Javadekar, veterano dirigente do BJP, à agência AFP, a partir da sede do partido em Nova Deli.

A confirmarem-se as projeções avançadas pelos media, o BJP está bem posicionado para conquistar a maioria absoluta no parlamento, um feito que não é alcançado por um único partido há 30 anos.

As projeções mostram que o BJP ultrapassou os 272 assentos necessários para obter a maioria absoluta sozinho, os quais,se somados aos alcançados pelos seus aliados, devem resultar facilmente em mais de 300.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.