Buscar

Paulo Corrêa quer tornar obrigatório trafegar com farol ligado durante 24 horas em MS

Manter os faróis dos veículos acesos durante o dia pode ser uma das soluções para reduzir o número de acidentes nas estradas, uma vez que a medida facilita a visibilidade tanto para outros condutores quanto para pedestres. Pensando nisso, o deputado estadual Paulo Corrêa apresentou hoje (19/02) na Assembleia um Projeto de Lei que torna obrigatório trafegar com faróis baixos ligados durante o dia em rodovias estaduais de Mato Grosso do Sul.

Segundo ele, a prática pode reduzir em até 17% o índice de acidentes, já que aumenta a visibilidade em até 60%, informação que é confirmada pela Polícia Rodoviária Federal. No Brasil os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro já aprovaram projetos semelhantes e no mundo, um dos maiores exemplos é a Suécia, que obrigou os condutores a trafegar com faróis ligados durante o dia e passou de país recordista em acidentes automobilísticos para modelo em segurança no trânsito.

De acordo com o Projeto de Lei apresentado pelo deputado Paulo Corrêa, quem descumprir a medida poderá ser multado em 25 UFERMS (Unidade Fiscal Estadual de Referência), o equivalente hoje a R$ 465,00, sendo que a aplicação da multa será iniciada seis meses após aprovação da Lei.  

“Essa proposta é uma inovação. Por que quando os faróis dos veículos são ligados durante o dia detectamos carros que estão vindo em direção contrária mais facilmente. Existem estudos que comprovam que essa prática contribui muito para a redução de acidentes nas estradas. Agora quero trazer essa medida para as estradas do nosso Estado, o que vai reduzir a quantidade de acidentes e possibilitar uma maior visibilidade”, explicou o autor do projeto.

Em algumas motocicletas comercializadas no Brasil o farol é aceso quando o condutor liga o veículo, o que obriga o motociclista a trafegar com a luz ligada durante 24 horas, no entanto, os carros ainda não apresentam essa funcionalidade. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.