Publicado em 22/11/2013 às 06:52, Atualizado em 26/10/2016 às 08:35

Paulo Corrêa quer urgência na integração entre MS e Paraguai 

Durante a visita do Ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite, à MS Paulo Corrêa destacou a urgência em estabelecer a integração econômica e social com o país vizinho

, Assessoria

Durante a visita do Ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite, à Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (21/11), o deputado estadual Paulo Corrêa destacou a urgência em estabelecer a integração econômica e social com o país vizinho para garantir o desenvolvimento da região de fronteira. O ministro veio ao Estado acompanhado por autoridades políticas e representantes do setor empresarial do Paraguai, para discutiu com os deputados de Mato Grosso do Sul, com o governo do estado e com empresários, as alternativas que possibilitem o desenvolvimento de ações conjuntas entre os dois países.

O primeiro compromisso do grupo no Estado foi na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, onde a comitiva foi recebida pelo presidente da Casa de Leis, deputado Jerson Domingos e pelo presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio, deputado Paulo Corrêa.

Ao dar as boas vindas à comitiva, Paulo Corrêa, elogiou as ações do presidente Horácio Cartes, reconhecendo os esforços que o governo paraguaio tem feito para fortalecer a relação econômica com o Brasil. “O presidente do Paraguai é empresário, sabe negociar com o Congresso Nacional e com os deputados e isso é importantíssimo”, disse, destacando a urgência em se estabelecer parcerias. “Nós não queremos ficar esperando a presidente Dilma. Queremos fazer os contratos bilaterais entre Mato Grosso do Sul e Paraguai. Estamos à disposição e temos a vontade do governador André, da Assembleia Legislativa e temos o apoio do nosso Poder Judiciário e do Tribunal Regional do Trabalho. Temos todas as ferramentas e todos querem a mesma coisa”, afirmou.

Durante reunião com os paraguaios na sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, Sérgio Longen apresentou as principais reivindicações dos empresários brasileiros e as propostas que beneficiam os dois territórios, destacando as alterações do sistema bancário paraguaio para que os bancos possam ofertar produtos e serviços às empresas brasileiras; criação do corredor sanitário na região de fronteira, que vai garantir o controle do trânsito animal e possibilitar o abate do gado Paraguai em frigoríficos instalados em Mato Grosso do Sul, além de possibilitando a integração econômica da cadeia produtiva da carne, e a construção do Centro Internacional de Distribuição em Ponta Porã, que vai agilizar a importação, exportação e armazenamento de cargas e produtos.

Aproveitando a visita do ministro ao Estado, Sérgio Longen anunciou a construção de uma unidade do Senai no Paraguai para qualificar os trabalhadores locais. De acordo com o presidente da Fiems, muitos empresários brasileiros já consolidaram empresas no Paraguai, e a qualificação de mão de obra na fronteira vai beneficiar as indústrias paraguaias e brasileiras e favorecer os trabalhadores que moram na região. “A vontade política existe dos dois lados. Agora precisamos que Mato Grosso do Sul construa parcerias. Dentro dessa pauta temos o corredor sanitário que pode integrar a pecuária de Mato Grosso do Sul e temos a ponte em Porto Murtinho, que é um passo muito importante definido pelo governo Paraguaio com financiamento de Bancos brasileiros. Na integração comercial precisamos também qualificar as pessoas no Paraguai, até porque, muitas empresas hoje estão indo para o Paraguai. As condições econômicas do país e, com regras bem claras, fazem com que essas empresas se instalem no Paraguai”, explicou.

Já a vice-governadora, Simone Tebet, afirmou que o Brasil tem muito o que aprender com o Paraguai, destacando o preço da energia elétrica e a cobrança de impostos.  “Nós temos algumas coisas a aprender com o Paraguai em relação à carga tributária, em relação à forma como administrar a questão dos encargos trabalhistas, que muitas vezes impede o Brasil de ser competitivo, e eles também tem muito que aprender conosco. Essa reunião foi exatamente para estreitar mais as relações, mas já para iniciar um projeto de trabalho”, explicou.

Após as reuniões, o ministro Gustavo Leite afirmou que o Paraguai está de portas abertas para o Brasil, principalmente para Mato Grosso do Sul, e ressaltou que o principal objetivo da união entre Brasil e Paraguai é proporcionar mais qualidade de vida para a população dos dois países. “Essa integração já é uma realidade e ainda temos muito que fazer para que nossos povos vivam melhor, para que tenham mais empregos dignos, para que tenha mais coletividade entre as nossas regiões. Falamos com o presidente da Assembleia, falamos com a vice-governadora e com empresários, para compreender quais as vantagens de Mato Grosso do Sul e o que o estado pode oferecer para o Paraguai e esperamos que as vantagens do Paraguai sejam melhores para Mato Grosso do Sul. Nessa parceria os dois devem ganhar. Temos vontade e acredito que isso vai para frente muito rápido”, pontuou.