Buscar

Piso da enfermagem: Prefeitos pressionam e cobram Congresso a votar PEC que aumenta FPM

Mobilização geral para pagamento do piso da enfermagem

Cb image default
Divulgação

Prefeitos de todo o Brasil voltam, nessa terça-feira, a Brasília, para discutir – mais uma vez, uma pauta municipalista que inclui a defesa da revisão da portaria do Ministério da Saúde que trata sobre a transferência de recursos da União para Estados e Municípios pagarem o piso salarial dos profissionais da enfermagem.

O piso, fixado em R$ 4.750, para enfermeiros e enfermeiras, está na lei, é questionado no Supremo Tribunal Federal (STF), representa uma conquista para a categoria, mas ainda está distante de se transformar em realidade, com dinheiro no bolso para os profissionais da enfermagem.

MOBILIAÇÃO EM DEFESA DA PEC

Os prefeitos querem, nessa mobilização, em Brasília, sensibilizar os deputados federais e senadores a votarem uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumenta em 1,5% o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

De acordo com a CNM (Confederação Nacional de Municípios), a mudança no FPM permitiria as prefeituras terem fluxo de caixa para, com a ajuda do governo federal, pagar o piso salarial da enfermagem que, segundo a entidade, custa aos cofres das 5.568 prefeituras brasileiras, por ano, R$ 10 bilhões.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.