Buscar

Polícia busca 4 donos de imóveis comfocos de Aedes aegypti, diz delegado

Locais foram arrombados em MS e estavam com larvas do mosquito.Esposa de empresário preso também será notificada assim que localizada.

Vistoria teve início nesta terça-feira (15), em Campo Grande (Foto: Divulgação / PMCG)

A Polícia Civil busca três proprietários de terrenos em Campo Grande, já que os locais vistoriados estavam com larvas do mosquito Aedes aegypti. Além disso, a esposa de um empresário, que foi preso em seu estabelecimento comercial, também está sendp procurada. Ao G1 o delegado Wilton Vilas Boas, titular da Delegacia Especializada de Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista (Decat), disse nesta quarta-feira (16), que os suspeitos serão indiciados por crime ambiental.

Nós visitamos quatro locais e em três deles foi necessário arrombar o imóvel. Os terrenos, com construções abandonadas, estavam fechados e a ação ocorreu porque os proprietários ainda não foram encontrados. Vamos realizar buscas e fazer a intimação destas pessoas, que responderão pelo crime ambiental, afirmou o delegado.

Ainda conforme Vilas, ao lado de um prédio abandonado, no bairro Santa Fé, os agentes e policiais constataram que há uma escola. Duas professoras foram infectadas por dengue e estão de atestado médico. No caso da construção, por exemplo, havia um buraco no local onde está sendo construído o elevador e lá acumulou muita água, por conta da chuva, explicou o delegado.

PrisãoUm empresário de 38 anos foi preso na terça-feira (15), durante a vistoria. Ele foi autuado em flagrante e a sua esposa está sendo procurada para responder pelo mesmo crime. Segundo a polícia, o empresário possuía a conveniência e um depósito ao lado. Neste último local, os agentes e policiais encontraram diversos engradados em exposição inadequada e com focos de desenvolvimento e criadouros do mosquito

No dia 24 de novembro, após denúncias de moradores ao redor, fiscais da prefeitura foram ao local. No entanto, houve dificuldade para entrar no depósito, pois os responsáveis não permitiram acesso. Dois dias depois, eles conseguiram entrar e constataram a presença de larvas.

O empresário, que já possuía um antecedente criminal por perturbação do sossego, foi liberado após pagar a fiança de R$ 2 mil. A pena para este crime é de seis meses a um ano de detenção e multa.

Ao todo, a força-tarefa entre Polícia Civil, a Guarda Municipal, fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), além de agentes epidemiológicos e comunitários, pretende invadir mais de dois mil imóveis fechados na cidade.

Força-tarefa realizada pela Polícia Civil, agentes e a Guarda Municipal (Foto: Divulgação / PMCG)

Dados epidemiológicosDe acordo com a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), do dia 27 de janeiro a 15 de dezembro, foram 9.447 mil notificações. Deste total, 3.819 casos confirmados de dengue, cinco com dengue grave e três mortes em decorrência da doença.

Com relação à chikungunya, neste mesmo período ocorreram 97 notificações, com dois casos confirmados (importados). Quanto ao zika vírus, o levantamento feito pela Sesau até essa terça (15) revela 152 casos investigados com suspeita da doença, nenhum caso ainda foi confirmado. Os dados de notificação das doenças são atualizados todas as terças-feiras pela Sesau.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.