Buscar

População carcerária aumenta 624% em sete anos em Minas Gerais

Minas liderou o crescimento do número de presos em todo o país 

Em sete anos, a população carcerária cresceu 624% em Minas Gerais. 

Os dados são do estudo Mapa do Encarceramento: os jovens do Brasil, divulgado nesta quarta-feira (3) pela Secretaria Geral da Presidência da República, e revela que o Estado apresentou o maior aumento em comparação com as demais unidades da Federação.

Ainda conforme o estudo, uma das explicações para o crescimento das prisões em alguns estados está relacionado ao desenvolvimento de programas de repressão qualificada, visando principalmente a redução de homicídios. No caso de Minas Gerais, o programa Fica Vivo tem esse papel.

Esse aumento de encarceramentos no Estado foi impulsionado pela prisão de jovens (terceira maior aceleração da taxa no país - 105%) e negros (quarta maior aceleração da taxa no país - 88%). 

Em todo o país, o crescimento do número de presos foi de 74% no mesmo período e, segundo a pesquisa, está relacionado aos crimes contra o patrimônio e ocorrências de tráfico de drogas, que correspondem a cerca de 70% das causas de prisões. Já os crimes contra a vida somam 12% das prisões. 

Segunda maior população carcerária do país

Em 2012, o número total de presos no país era de 515.482 pessoas, sendo 45.540 em Minas. O estado tem a segunda maior população carcerária do Brasil, perdendo apenas para São Paulo, com 190.828 encarcerados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.