Buscar

Protesto de catadores de lixo fecha pela 2ª vez BR-262 na capital de MS

Cerca de 100 manifestantes ocupam km 350,7.PRF diz que não há previsão para liberar rodovia.

Catadores de lixo bloqueiam nesta sexta-feira (4) o quilômetro 350,7 da BR-262 em Campo Grande. Eles protestam contra o fechamento do lixão Dom Antônio Barbosa. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PF), aproximadamente 100 pessoas entre homens e mulheres participam da manifestação.A pista foi totalmente interditada às 10h30 (de MS) desta sexta-feira. Quase 3 horas depois foi liberada parcialmente, mas voltou a ser bloqueada 20 minutos depois. Conforme o Inspetor da PRF, Tércio Baggio, não há previsão de liberação do local e o congestionamento permanece pequeno.Como é um local de fácil desvio e fácil retorno, porque é anel viário, a maioria das pessoas não ficam. Estão ficando alguns caminhões mais pesados só, afirmou o Baggio.

Na quinta-feira (4), cerca de 80 manifestantes fizeram outra interdição no mesmo trecho. Eles utilizaram pneus e pedaços de madeira para bloquear a pista. O trânsito acabou sendo liberado às 15h10 (de MS).

LixãoCom a conclusão da Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR) em 2015, a Defensoria Pública pediu a transferência dos profissionais para a unidade e a justiça aceitou, pois entendeu que os catadores não devem mais trabalhar no lixão. Catadores não concordam e dizem que vão perdem renda na UTR.A prefeitura entrou com pedido na Justiça para prorrogar o prazo de fechamento do lixão para os catadores. O município alega que precisa de mais tempo para capacitar os catadores para fazer a transferência para a UTR. O pedido é de 30 dias. A prefeitura afirma que fez curso de capacitação nos últimos 3 meses, mas a adesão foi de apenas 18 trabalhadores.

Atualmente, 88 trabalhadores trabalham na UTR. No local, a capacidade é de cerca de 400 pessoas divididas em três turnos, segundo a administração da unidade. Um novo galpão foi construído no local para atender a um acordo do Ministério do Trabalho. Para os trabalhadores, a estrutura do local não é capaz de atender à todos os catadores.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.