Buscar

Quão seguros são drones? Bebê de 18 meses perde olho ao ser atingido por artefato

Criança foi atingida por aeronave não tripulada que era operada por amigo de sua família no quintal de casa.

Oscar Webb, que perdeu o olho ao ser atingido por um drone, com a sua mãe (Foto: BBC)

Drones estão se tornando brinquedos comuns ao redor do mundo. Mas quão seguros eles são?

Um acidente envolvendo um bebê britânico de 18 meses coloca a segurança desse equipamento em xeque. O menino Oscar Webb perdeu a visão de um dos olhos depois de ser atingido pela aeronave não tripulada.

O acidente aconteceu no jardim da casa onde o menino mora, em Worcestershire, quando Simon Evans, amigo da família que operava o drone, perdeu o controle do equipamento.

Segundo Evans, o drone ficou menos de um minuto no ar antes de cair. “Enquanto eu tentava pousá-lo, ele cortou uma árvore e rodou”, diz. Em seguida, ele viu foi o menino no chão, chorando.

Oscar foi socorrido e os médicos tentaram recuperar o olho, mas a hélice do drone feriu o nervo ótico do garoto. Sua mãe relembra que viu algo que parecia ser “a metade inferior do olho dele” enquanto o acompanhava na ambulância. “Foi a pior coisa que já vi”, conta.

Soubemos logo que as perspectivas para a visão de longo prazo de Oscar eram muito ruins, afirma Faye Mellington, médica que liderou o atendimento do menino.

Por isso, o olho direito precisou ser removido. Ele passará por mais intervenções cirúrgicas antes de receber uma prótese. Dada a popularidade e ao uso comum (dos drones), inevitavelmente veremos outros casos (de acidentes), opina a médica. Veja video neste link.

Tentando evitar esses casos, o departamento de aviação britânico lançou um manual de segurança para a operação de drones. Mais recomendações devem ser redigidas em 2016.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.