Buscar

Rio de Janeiro se prepara para receber Olimpíadas em um ano

A um ano do evento, o canteiro de obras está diminuindo.Ao todo, são 27 projetos em andamento.

 As Olimpíadas do Rio começam no dia cinco de agosto de 2016, daqui a exatamente um ano. Enquanto isso, a cidade se prepara para receber os jogos da competição. O Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, vai ter o maior número de locais de competição. Ele tem nove instalações olímpicas, como velódromo e parque aquático, e também as três arenas cariocas.

A previsão é que 120 mil pessoas passem pelo Parque Olímpico diariamente durante as Olimpíadas. Os números não param por aí: serão 10.500 atletas, 206 países e 42 modalidades disputadas.

Segundo presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Carlos Arthur Nuzmann, as Olimpíadas do Rio já tem dois recordes: o maior número de participantes, 206 países, e o maior centro de legados da história dos jogos. Dos 7,5 milhões de ingressos, metade já foi vendida.

O dia em que a tocha olímpica brasileira vai ser acesa já está marcado: 21 de abril, na cidade de Olímpia, na Grécia. Depois, no dia 27, a chama sagrada dos jogos chega ao Brasil e, pelas mãos de 12 mil pessoas, vai percorrer todo o país.

O prefeito Eduardo Paes garantiu que todas as obras estão no prazo e que todas serão entregues até o primeiro semestre do ano que vem: “Nós vamos terminar as coisas no custo, no custo normal, no custo anunciado, naquilo que a gente divulgou. Aliás, mais barato do que nós nos comprometemos na campanha das Olimpíadas e, aliás, fazendo mais do que nós nos comprometemos na campanha das Olimpíadas”.

Eduardo Paes contou que, para cada R$ 1 investido nas Olimpíadas do Rio, R$ 5 são em legado para a cidade. São 27 projetos, entre eles, um novo corredor expresso de ônibus entre duas regiões dos jogos - Barra e Deodoro. No Centro da cidade, o passeio na área revitalizada poderá ser de veículo leve sobre trilhos (VLT) e o metrô até a Barra da Tijuca vai ficar pronto, mas tem estação que só abre depois dos jogos.

No meio-ambiente, poucas transformações. A Baía de Guanabara e as lagoas da Zona Oeste não vão ser despoluídas a tempo. Das instalações olímpicas, algumas já estão prontas, como o Maracanã, palco das festas de abertura e encerramento, e o Maracanãzinho, das disputas do vôlei.

Outras estruturas como o Parque Aquático Maria Lenk e a Arena Olímpica foram construídas para os jogos Pan-Americanos de 2007 e serão aproveitadas. Elas fazem parte do Parque Olímpico, que vai ter mais sete arenas e o maior número de modalidades em um mesmo lugar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.