Buscar

Rio sobe 11 metros e volta a desalojar dezenas de famílias

Defesa Civil Municipal tem ajuda de barco da PMA para resgatar pessoas atingidas

Casa próxima ao rio Apa foi invadida pela água (Foto: Hemerson Buiu / Divulgação)

O rio Apa, que passa pelo município de Bela Vista, distante 324 quilômetros de Campo Grande, voltou a subir nesta semana e a água invadiu ruas, além de atingir moradores de seis bairros.

A Defesa Civil Municipal informou que 24 famílias estão desalojadas. Algumas delas tinham voltado para suas casas recentemente, depois que a cheia do começo do mês deu trégua.

Segundo verificado pelos técnicos, o rio subiu cerca de 11 metros acima do nível nesta semana. Na cheia anterior, chegou a cinco metros.

Estamos fazendo o que podemos. Tem famílias que tinham acabado de voltar para casa. Agora não querem sair porque anteriormente foram saqueadas e estão acampando na rua, explicou a coordenadora de Defesa Civil, Maria Alice Aranda.

A chuva que caiu em Bela Vista contribuiu para essa cheia. A água que caiu em Ponta Porã e Dourados também soma para o problema porque essas cidades estão na cabeceira do rio Apa.

Os bairros Baixada Fluminense, Baixada Corinthiana e Espírito Santo são os mais atingidos. Os estragos no lado paraguaio ainda seriam maiores, porque a cidade no país vizinho teria menos estrutura e estaria em região mais baixa.

A Polícia Militar Ambiental está ajudando os agentes com o uso de barcos para retirar as famílias mais afetadas. A Defesa Civil Estadual foi comunicada e informou à coordenadora que até esta sexta-feira (26) reforço deve ser enviado.

SITUAÇÃO QUE PERDURA

Bela Vista teve diversos danos no final do ano passado por conta de temporal. Apesar de ter durado alguns minutos, casas foram destelhadas, árvores caíram em veículos e o obelisco da cidade ficou danificado. Nesse vendaval do dia 15 de novembro, o bairro Nova Bela Vista foi o mais atingido.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.