Buscar

Rios de MS entram em estado de alerta por causa das chuvas de verão

Rio Aquidauana falta 10 cm para atingir o nível de emergência.

Em Mato Grosso do Sul, três rios estão em estado de alerta por causa da cheia com as chuvas de verão, segundo o boletim da ANA (Agência Nacional de Águas), divulgado pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) na segunda-feira (11). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também alerta para chuvas intensas no estado, com exceção da região sul.

A situação mais crítica é do rio Aquidauana que já atingiu 790 centímetros e está 171 cm acima do limite máximo tolerado. Se o nível subir mais 10 centímetros entra em estado de emergência.

Por causa das chuvas, cinco famílias ribeirinhas de Aquidauana, distante 131 quilômetros de Campo Grande, tiveram as casas invadidas pelas águas. Elas foram levadas para uma escola do bairro Guanandi. A Defesa Civil foi acionada no domingo (10).

Outro rio em situação de alerta é o Pardo. O nível do curso da água chegou a 604 centímetros e nesta segunda foram registrados 15,2 milímetros de chuva. Ele integra a sub-bacia do rio Paraná.

O nível do rio Taquari no município de Coxim também está alto. Depois da chuva, atingiu 475 centímetros quando deveria estar com 402. Para piorar a situação, a semana começou chuvosa com 17,4 milímetros de precipitação nas últimas 24 horas.

De acordo com o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e leves alagamentos no estado. Além disso, os ventos podem variar de 40 a 60 Km/h em algumas regiões.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.