Buscar

‘Senado está surdo, mudo e cego para as demandas da sociedade’, diz Eduardo Girão

‘Senado está surdo, mudo e cego para as demandas da sociedade’, diz Eduardo Girão

Cb image default
Presidente do Senado Rodrigo Pacheco

O senador Eduardo Girão (Podemos) defende a continuidade do processo de desestabilização da Eletrobras e dos Correios. Segundo ele, ainda que críticos apontem uma a venda da estatal de energia pode elevar o preço da conta de luz, uma “má privatização é melhor que não privatizar”. “O Brasil precisa cada vez mais vender suas empresas estatais, que servem historicamente como cabide de empregos e manipulação política. Isso atrasa o país e fica ruim para o consumidor”, resumiu o parlamentar nesta segunda-feira, 30, durante entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News, ao citar conversa com o relator da privatização da Eletrobras do Senado, Marcos Rogério. “Ele me garantiu que o preço a longo prazo iria diminuir. Mas todo esse movimento, inclusive está travado no Senado a venda dos Correios, que já foi aprovada na Câmara e não entendo porquê não entra na pauta, se é um desejo da população”, completou.

Eduardo Girão criticou o que chamou de “jogo político que joga contra nação” e falou em atuação política do Tribunal de Contas da União (TCU), o que estaria provocando a demora no processo. “A privatização da Eletrobras para gente tinha sido consumada desde junho do ano passado. Um ano nesse imbróglio junto ao TCU, vai o relator pega, começa a criar problema. É um TCU político. Inclusive, apoio uma PEC [Proposta de Emenda à Constituição] para que haja mandato para tribunais como STF, STJ, e que as indicações não sejam políticas, haja concurso público para essas funções”, completou o senador. Questionado sobre o clima político nos bastidores do Senado para andamento das privatizações e outras propostas, Girão também criticou a omissão da Casa frente ao que chamou de “arbitrariedades do Supremo Tribunal Federal”.

“Grande parte da população percebe que o Senado está surdo, mudo e cego para demandas legítimas e urgentes da sociedade. Tenho colocado isso sempre que posso na tribuna, em entrevistas, isso está pegando muito mal. A imagem do Senado, que já não era boa na época do presidente Davi Alcolumbre, aliás, que vem há muitos anos, e infelizmente caiu no descrédito da população quando se vê arbitrariedades pelos Supremo, desrespeitando o Senado, invadindo a competência com falas políticas e o Senado não se move, assiste tudo de camarote. É um silêncio ensurdecedor e isso é algo muito ruim para a democracia”, afirmou o parlamentar, ampliando sua crítica a ministros, que tem “barbarizado uma série de medidas ilegais”. “E o Senado deixa isso acontecer, acredito que pelo foro privilegiado. Todo processo que um senador tenha, ou de correligionários, caiu no Supremo e daí fica um jogo de proteção. Um poder acaba protegendo o outro porque um depende do outro e a população acaba perdendo com tudo isso que não vê realmente uma ação forte do Senado para que tenhamos harmonia entre os poderes.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.