Buscar

Técnicos administrativos da UFMS decidem pela manutenção da greve

Eles pararam segunda-feira e próxima assembleia será nesta sexta-feira.Mobilização afeta coordenações de cursos e biblioteca.

Técnicos administrativos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, continuam em greve. Eles estão parados desde segunda-feira (17) e, segundo o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul (Sista/MS), Lucivaldo Alves dos Santos, em reunião realizada nessa quarta-feira (19), os trabalhadores decidiram pela manutenção do movimento.O G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa da UFMS e até a publicação desta reportagem a informação era de que os responsáveis para falar sobre o assunto estavam em reunião.Ainda de acordo com Santos, outra reunião está marcada para esta sexta-feira (21), pela manhã. Nós estamos em negociação, diz.A greve afeta diversos serviços da instituição, entre eles atendimento nas coordenações de cursos e na biblioteca. Uma faixa foi colocada na porta do local informando sobre a mobilização.Conforme Santos, entre as reivindicações da categoria estão a redução da jornada de trabalho de 40 horas semanais para 30 horas; a revogação da lei que instituiu a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e contração por Regime Jurídico Único (RJU); reconhecimento dos cursos de mestrado e doutorado fora do país e construção de creches para trabalhadores.

O sindicalista explica que também faz parte das metas da greve o cumprimento integral dos acordos da greve de 2012. Segundo ele, foi acordada, entre outras coisas, a criação de um grupo de trabalho para debater sobre a democratização na instituição de ensino, que na opinião do presidente vai colaborar para construir a democracia na UFMS.

Segundo Santos, o governo federal encaminhou ofício ao Sista indicando estar aberto a negociações. A posição do governo vai ser debatida na assembleia marcada para quarta-feira.

Ainda de acordo com o coordenador do Sindicato, na UFMS são cerca de 2 mil técnicos administrativos. Na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) são aproximadamente mil e estes devem decidir se entram em greve em assembleia agendada para segunda-feira (24).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.