Buscar

TRANSPARÊNCIA = Casa Civil mantém sigilo sobre gastos de viagens nacionais e internacionais de Lula

Lula mantém sigilo sobre gastos de viagens nacionais e internacionais ignorando a transparência com gastos públicos

Cb image default
Divulgação

Ministério da Casa Civil do governo Lula mantém sigilo sobre gastos de viagens nacionais e internacionais do presidente Lula, ignorando a transparência com gastos públicos. 

Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, a Casa Civil alegou que a divulgação desses gastos colocaria em risco a segurança de Lula e seus familiares, embora sejam despesas que precisam ser objeto de prestação de contas devido ao uso de recursos públicos, conforme previsto pela Lei de Acesso à Informação (LAI).

Além disso, a Casa Civil se negou a divulgar a lista de entradas e saídas do prédio do Ministério da Economia em 2023, mesmo com a estrutura criada pelo governo Bolsonaro permanecendo inalterada na atual gestão. A pasta da Fazenda justificou que os dados são informações pessoais e que processar esses dados exigiria trabalho adicional, embora outros órgãos do governo federal tenham divulgado as informações. O sigilo nas informações públicas contrasta com o posicionamento da Controladoria-Geral da União (CGU), que já emitiu diversos pareceres favoráveis à divulgação desses registros.

Lula se recusa a divulgar as informações, mesmo com a exigência da LAI, enquanto no governo Bolsonaro os gastos com viagens eram divulgados pela Secretaria-Geral da Presidência. 

Essa falta de transparência com os gastos públicos é preocupante e pode minar a confiança da população nas instituições governamentais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.