Buscar

UCVMS abre V Congresso Nacional de Vereadores do MS com sucesso de público

Uma das palestras mais aplaudidas do primeiro dia de programação foi a do senador Magno Malta

(Foto: Cristina Gomes)

Com o auditório do CREA-MS lotado, a União das Câmaras de Vereadores do Mato Grosso do Sul (UCVMS), entidade presidida por Jeovani Vieira dos Santos,  abriu neste dia 22 a 5ª edição do Congresso Nacional de Vereadores do Mato Grosso do Sul.

Além do presidente da UCVMS, fizeram parte da Mesa de Autoridades o deputado estadual Júnior Mochi, que na oportunidade representou o governador André Puccinelli; deputado estadual Eduardo Rocha, representando a Assembleia Legislativa de MS; presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, Mario Cesar; procurador geral do Ministério Público de Contas de MS, José Aêdo Camilo; presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Conzatti; prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte e a vereadora por Sidrolândia Vilma Felini, esta última que representou as mulheres vereadoras sul-mato-grossenses.

Ao discursarem, Júnior Mochi, prefeito Olarte, Eduardo Rocha e Mario Cesar cumprimentaram o presidente Jeovani Vieira pela realização do congresso. Eles foram unânimes em reconhecer a força política dos vereadores e sua importância para o desenvolvimento social.

Em seu pronunciamento, Jeovani Vieira agradeceu o apoio do Governo do Estado, da Câmara Municipal de Campo Grande, do prefeito Gilmar Olarte, do deputado estadual Eduardo Rocha, e em especial, a presença maciça dos vereadores no evento.

Palestras

No período da manhã, depois da abertura oficial, o advogado Alexandre Bastos proferiu a palestra “O 13º Salário e o Subsídio dos Vereadores”.

O presidente da União dos Vereadores do Brasil, Gilson Conzatti, abordou o tema “A UVB e o papel do vereador no desenvolvimento social”.

O permacultor e bio-arquiteto Clairton da Silva falou sobre “Cenários Futuros”.

O presidente da Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde/MS, no período vespertino, a partir das 13h30, proferiu palestra sobre o tema “Parlamento Municipal e o seu Papel na Sociedade”.

Uma das palestras mais aplaudidas do primeiro dia do Congresso foi a do Senador Magno Malta, que falou de sua trajetória política, enaltecendo o papel do vereador na sociedade. Ele ainda abordou o tema “Maioridade Penal e Combate às Drogas, sendo por diversas vezes ovacionado pelo público presente. O encerramento do ciclo de palestras realizado nesta quinta se deu às 18 horas.

No dia 23, a programação do evento inicia-se às 8h30 com a palestra do Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – Admar Gonzaga Neto.

Às 10 horas, o secretário de Estado de Habitação e das Cidades, Carlos Marun, abordará o tema “Habitação”.

Presenças marcantes

Entre as autoridades que prestigiaram o  concorrido evento, destacamos a vice-governadora Simone Tebet; ex-prefeito de Campo Grande Nelsinho Trad Filho; deputados Lídio Lopes, Márcio Monteiro e professor Rinaldo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.