Buscar

Variante Ômicron faz capitais cancelarem Réveillon e ameaça Carnaval

Prefeituras monitoram nova variante para decidir sobre folias em 2022

Cb image default
Divulgação

Pelo menos oito capitais não terão festa de Réveillon na virada de 2021 para 2022. 

Dessas, duas já optaram por também cancelar a folia de Carnaval em fevereiro. O avanço da variante Ômicron, de origem africana, fez prefeitos e governadores de todo o país reavaliarem a decisão de promover shows e outras aglomerações.

Embora algumas capitais tivessem confirmado a realização dos eventos depois do avanço da vacinação no Brasil e da redução de mortes e infecções, a chegada da Ômicron a todos os continentes e a análise de um possível caso em São Paulo jogaram um balde de água fria na possibilidade de liberar a comemoração com grandes grupos.

A variante, identificada pela primeira vez na África do Sul, foi classificada pela Organização Municipal de Saúde (OMS) como preocupante. Apesar disso, ainda há dúvidas sobre o seu nível de contágio e gravidade. Na segunda-feira (29/11), a OMS informou que a Ômicron representa um risco muito elevado para o planeta.

O medo de uma quarta onda da Covid-19 forçou alguns gestores a darem um passo para trás nos festejos de Ano-Novo e na folia de Carnaval. Isso porque a realização desses grandes eventos impossibilitaria a tomada de alguns cuidados indispensáveis para evitar a disseminação do vírus, como o uso da máscara e o distanciamento social.

Salvador, São Luís e João Pessoa, na segunda-feira (29/11), cancelaram os festejos de Réveillon. Belo Horizonte, Fortaleza e Goiânia já tinham anunciado que não promoveriam o tradicional evento. Palmas e Teresina também confirmaram ao Metrópoles que não farão as festas de fim de ano.

Situação das festas de Réveillon e Carnaval no Brasil

Cb image default
Divulgação

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.