Buscar

Vida em Marte? Luz misteriosa é avistada no planeta pela sonda Curiosity

Sonda Espacial diz que a mancha brilhante é provavelmente uma pedra refletindo luz solar ou raios cósmicos. (Foto: )

Seria um marciano com uma lanterna? O brilho distante de uma TV extraterrestre? Um avião ou o Super-Homem?

Provavelmente, nada disso.

A imagem recente feita pela sonda Curiosity, da NASA, mostra a paisagem marciana entediante com uma luz brilhante se destacando a alguma distância na frente de uma cadeia de montanhas.

Apesar de ser muito legal, de acordo com o Twitter oficial da Curiosity, a fotografia é mais ilusão do que evidência de vida. 

Desanimador, não?

O caso

Duas fotos, uma tirada dia 2 e outra dia 3 de abril, mostram o ponto brilhante no mesmo lugar.

Ambas foram feitas com o “olho direito” da câmera da sonda; as que foram tiradas dentro de um segundo com a câmera do “olho esquerdo” não mostram o mesmo brilho. “Por isso, é improvável que tenha sido feito por qualquer ser a partir de qualquer mundo”, explica Guy Webster, porta-voz do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

O sol estava na mesma direção que o ponto brilhante – oeste-noroeste da nave – e relativamente baixo no céu nos dois dias. “Isso poderia levar a crer que o sol estava refletindo luz na rocha”, disse Webster.

Os pontos brilhantes também podem ter sido causados por raios cósmicos colidindo com a câmera do robô. Raios cósmicos são partículas carregadas que voam através do universo em todas as direções o tempo todo. De vez em quando, eles colidem com algo parecido com uma câmera – isso explicaria porque só o olho direito registrou o brilho, já que só ele pode ter sido atingido.

Ambos raios cósmicos e pedras cintilantes são bastante comuns em Marte. Eles já foram vistos outras vezes antes, especialmente os raios cósmicos, que aparecem nas imagens que Curiosity envia para a Terra toda semana.

Depois de 10 anos em Marte, aqui estão as mais belas fotos tiradas pela NASA

De qualquer maneira, não vai ser dessa vez que vamos descobrir um ET brilhante no nosso vizinho galáctico vermelho. Ainda assim, essa vai se tornar mais uma das incríveisfotografiasfeitas pela NASA em Marte. [CNN,NAtGeo]

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.