Publicado em 22/11/2013 às 07:30, Atualizado em 26/10/2016 às 08:35

VIDEO Fantasma do Maracanazo provoca brasileiros e posta foto de bumbuns

Fantasma de 1950 para celebrar a classificação do Uruguai para a Copa do Mundo de 2014

, TERRA

Logo depois de publicar o vídeo publicitário do Fantasma de 1950 para celebrar a classificação do Uruguai para a Copa do Mundo de 2014, a Puma criou uma conta no Twitter e uma no Facebook para o personagem que remete ao Maracanazo. E a assombração encoberta por um lençol azul-celeste não minimiza em provocações ao público brasileiro.

Em menos de 24 horas até a publicação desta nota, o perfil @fantasmadel50 conseguiu quase 9 mil seguidores, enquanto a conta no Facebook foi curtido por 34 mil pessoas. As postagens do personagem possuem tom satírico, com gozações ao torcedor verde-amarelo – especialmente do Rio de Janeiro, por onde vaga o fantasma, que se diz filho de Obdulio Varela (capitão da seleção uruguaia campeã do mundo no Maracanã há 63 anos e que assusta o Brasil desde 1950).

Já estou aqui no Maracanã, o lugar onde nasci, é a descrição do perfil do personagem no Facebook - na conta, o único interesse pessoal do fantasma é assustar os brasileiros - muito embora goste de satirizar. A primeira postagem, por exemplo, ironiza a pronúncia da língua portuguesa em alguns Estados do Brasil - ele escreve gentchi para representar a palavra gente.

mas tem cheiro de Kaká, foi outra postagem do personagem, mais ofensiva, se levado em consideração o trocadilho. Segundo o Dicionário da Real Academia Espanhola, o primeiro significado para a palavra caca, em castelhano, é excremento humano, especialmente o de crianças pequenas.

Pensé que en Brasil iba a haber olor a Neymar pero hay olor a Kaká.

A Puma é a fornecedora de material esportivo da seleção do Uruguai, a 32ª e última a se classificar à Copa do Mundo de 2014. O país bicampeão mundial garantiu a vaga ao eiminar a Jordânia na repescagem, após vitória por 5 a 0 no Oriente Médio e empate por 0 a 0 na América do Sul.