Buscar

Volume do setor de serviços acumula queda de 7% em dezembro em MS

Com resultado, estado ficou com a 8º pior posição

O volume do setor de serviços em Mato Grosso do Sul registrou queda de 7% em dezembro na comparação com mesmo mês do ano anterior, segundo Pesquisa Mensal do Comércio publicada nesta quarta-feira (17) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O resultado deixou o Estado na 8º posição quanto a pior taxa no país.

Em mesmo período, a receita não teve grande alteração, uma queda de 0,1%. O setor de serviços ainda teve diminuição de 0,3% em 2015.

Brasil

Em dezembro, o setor de serviços nacional caiu 5,0% no volume, na comparação com igual mês do ano anterior. Nessa comparação, todos os segmentos tiveram variações negativas: Serviços prestados às famílias (-7,0%); Serviços de informação e comunicação (-0,4%);

Serviços profissionais, administrativos e complementares (-8,8%), Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (-6,9%) e Outros serviços (-10,0%). A taxa acumulada, no ano e em 12 meses, ficou em -3,6%.

Apenas quatro estados apresentaram variações positivas de volume, isto é, Roraima (12,6%), Mato Grosso (10,5%), Rondônia (3,0%) e Alagoas (1,6%). As maiores variações negativas de volume foram observadas no Amapá (-16,8%), Maranhão (-13,8%) e Bahia (-12,7%).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.