Publicado em 12/09/2014 às 08:38, Atualizado em 26/10/2016 às 10:32

Assentamento Nazaré sofre com queimada e Marcos Roberto presencia o sofrimento da sua gente

, Assessoria Câmara Municipal 

Aproximadamente metade do Assentamento Nazaré, localizado na Zona Rural de Sidrolândia foi devassado pelo fogo na quarta-feira (11). Estima-se por pequenos produtores que possuem propriedade no local que pelo menos 500 hectares foram atingidos por um incêndio, que prejudicou inclusive barracões e poderia ter deixado conseqüências maiores. O vereador Marcos Roberto (SDD) compareceu a região, onde conseguiu na última semana que a Prefeitura atendesse um pedido seu de fazer um travessão na área, que permitisse uma ligação à BR-163. Nenhuma vítima foi registrada no evento. 

É uma época que infelizmente sabemos deste risco e por isso recomendo a todos o cuidado para prevenir queimadas. O incêndio no Nazaré afetou metade do assentamento que já tem as suas dificuldades por ser um projeto novo, muita gente nem conseguiu puxar a luz, explica Marcos que conferiu o reflexo do incêndio ao ir ao local verificar o trabalho das máquinas da Secretaria Municipal de Infra-Estrutura, Habitação e Serviços Públicos.

O Assentamento Nazaré conta com 170 lotes, sorteados para famílias da Agricultura Familiar pelo Instituto Nacional de Colonização e da Reforma Agrária (INCRA), ainda neste ano. Até o momento cerca de trinta proprietários já davam início as suas atividades preparação do loteamento para a produção, que deve ser diversificada futuramente na região.

Marcos Roberto conhece bem a região por morar no Complexo do Eldorado, no P.A. Alambari Fetagri. O vereador tem uma luta constante pela melhoria de condições dos assentados, com recuperação das estradas, aberturas de novos canais de acesso, que contribuam para o escoamento da produção, além de avanços no atendimento público em Saúde e Educação em toda a Área Rural.

No início deste mês ele percorreu 200 km com o secretário municipal Antônio Galdino, onde apontou os problemas estruturais enfrentados nas estradas, como por exemplo, defeitos nas projeções de escoamento da água e lombadas desnecessárias que geram problemas no período de chuvas, impedindo a passagem de veículos em diversos pontos.