Publicado em 05/11/2014 às 18:20, Atualizado em 26/10/2016 às 10:51

Audiência na Assistência Social discute Plano Municipal de Saneamento Básico

Danilo Galvão ,

Com o comparecimento do prefeito Ari Basso, figuras do primeiro escalão do Executivo, do presidente da Câmara Municipal, Ilson Peres (PSDB) e da vereadora Rosângela Rodrigues (PMDB), técnicos da Área Ambiental explanaram ao público sobre a importância de Sidrolândia se adequar a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), com estrutura nas Políticas Públicas de implantação, fiscalização e educação social do tema. Iniciada na manhã desta quarta-feira (05), a reunião que tratou do assunto teve apresentações de representantes do *IMASUL, da *SANESUL e da Consultoria e Engenharia Engequali.

A engenheira ambiental da Engequali (que promoveu o evento), Regina Duarte, deu início ao debate sobre Política e Plano Municipal de Saneamento Básico, mostrando ao presentes no Centro de Múltiplo Uso da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), exemplos de descarte indevido do lixo nos bairros do município, assim como a destinação problemática de esgoto em algumas casas. 

Segundo ela, a consultoria ainda executa um diagnóstico da realidade de Sidrolândia quanto ao abastecimento de água potável, manejo dos resíduos sólidos, disposição final do lixo, drenagem urbana e do esgotamento sanitário. 

O estudo será a diretriz para o Plano Municipal de Saneamento Básico que deverá estruturar a Prefeitura na formação de uma equipe especializada na área, além direcionar de forma inteligente os investimentos que serão aplicados ao conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais relacionadas a Lei n.º 11.445/2007, a Lei de Saneamento Básico, e a PNRS. 

Representou o IMASUL no seminário o coodenador de Projetos de Resíduos Sólidos do órgão, o fiscal ambiental, João Mendes. Pela Sanesul, se apresentou no evento o gerente comercial de Grandes Consumidores, Antônio Cláudio Lanza de Almeida. A concessionária no momento, auxilia em Brasília para que a cidade não perca investimentos federais em Saneamento Básico devido ao processo tardio de adequação a Legislação Ambiental vigente.  

*SANESUL - Empresa de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul.

*IMASUL - Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul