Buscar

Câmara aprova Projeto de Lei que exige orientações de hospitais e maternidades sobre primeiros socorros em caso de engasgamento

A iniciativa visa reduzir os índices de mortalidade infantil relacionados a essas situações

Cb image default
Divulgação

A Câmara Municipal de Sidrolândia aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 16/2023, de autoria do vereador Enelvo Junior, que estabelece a obrigatoriedade de hospitais e maternidades públicos e privados da cidade prestarem orientações e treinamento para primeiros socorros em casos de engasgamento, aspiração de corpo estranho, asfixia e prevenção de morte súbita de bebês. A iniciativa visa reduzir os índices de mortalidade infantil relacionados a essas situações e garantir que pais, mães e responsáveis estejam preparados para agir em situações de emergência.

Orientações e Treinamento para os Cuidadores

Conforme o Projeto de Lei, os hospitais e maternidades de Sidrolândia serão responsáveis por oferecer orientações e treinamento sobre primeiros socorros antes da alta hospitalar de recém-nascidos. Essas instruções serão ministradas por enfermeiras do mesmo setor ou profissionais designados pela unidade de saúde. Os cuidadores receberão informações essenciais sobre como agir em casos de engasgamento, aspiração de corpo estranho, asfixia e como prevenir a morte súbita de bebês.

Razões para a Iniciativa

O vereador Enelvo Junior destacou a importância deste projeto diante do alto índice de mortalidade infantil causada por essas situações em Sidrolândia e em todo o país. Ele enfatizou que é fundamental que os profissionais de saúde estejam preparados para orientar os pais e familiares na prevenção desses riscos e, principalmente, saibam como agir caso essas situações ocorram.

Enelvo Junior ressaltou que a prevenção e o conhecimento sobre primeiros socorros podem salvar vidas e que, muitas vezes, os pais e cuidadores de primeira viagem podem não estar cientes dos riscos envolvendo a alimentação, refluxo e asfixia dos bebês.

"A orientação e o treinamento fornecidos pelos hospitais e maternidades ajudarão a capacitar os cuidadores para agir de maneira eficaz em situações de emergência, reduzindo os riscos à saúde e à vida dos bebês", informou o vereador.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.