Buscar

Diretor da Sanesul se reúne com vereadores para esclarecer dúvidas sobre subconcessão

Como de práxis nas últimas semanas, os vereadores de Sidrolândia participaram de uma audiência antes da sessão ordinária. Desta vez os parlamentares se reuniram nas cadeiras do Plenário com o Diretor Comercial e de Operações da Sanesul (Empresa de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul), Edgar Afonso Bento. O representante da concessionária de abastecimento de água e tratamento de esgoto esteve em Sidrolândia na manhã desta segunda-feira para explicar ao Legislativo Municipal a viabilidade do projeto de lei que autoriza a subconcessão da companhia à Iniciativa Privada quanto à perfuração e exploração de poços artesianos.

Foi muito válido esse contato junto aos vereadores que nos passou os questionamentos que possuem em relação ao projeto. No encontro deixei claro que as instalações de novos poços artesianos nesse sistema de subconcessão só acontecerão a partir de projetos da Sanesul, portanto não serão obras aleatórias e feitas com algum risco de contaminação a lençóis freáticos, explica o diretor de operações da empresa. 

Edgar ainda garantiu para os vereadores que com a modalidade do B.O.T (do inglês Construir, Operar e Transferir), em parceria com a Iniciativa Privada, não haverá a possibilidade dos clientes de Sidrolândia dos serviços de água e esgoto terem suas contas mais inflacionadas. Segundo o executivo da companhia, a tarifa da Sanesul é única em Mato Grosso do Sul, e operações locais como a da proposta enviada à Câmara Municipal, não oneram a cobrança dos usuários distintamente em um município. 

O Diretor Comercial e de Operações da Sanesul lembrou ainda que um dos maiores desafios da empresa de abastecimento de água e esgoto é reduzir a perda. O presidente da Câmara Municipal, Ilson Peres (PSDB), citou a questão como crucial para que se evitem problemas hoje manifestados já em outras cidades. A vereadora Rosângela Rodrigues (PMDB) por sua vez reforçou que campanhas para o consumo consciente da água poderiam ser coordenadas pela Sanesul, estimulando o cidadão a não desperdiçar água. 

Estiveram ainda presentes na reunião com Edgar Afonso Bento e o gerente local da Sanesul Piel, os vereadores, Sérgio Bolzan (PT), vice-presidente do Legislativo de Sidrolândia, Cledinaldo Cotócio (PP), 1º Secretário da Casa de Leis, Waldemar Acosta (PDT), 2º Secretário, Nélio Paim (PR), David Olindo (SD) e Vilma Felini (PSDB).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.