Buscar

Dr. Maurício ocupa tribuna para esclarecer sobre reunião com prefeito e secretária de Saúde do dia 10

Um encontro no dia 27 de novembro (há uma semana), que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Ilson Peres (PSDB), sua assessoria jurídica e uma representante da Secretaria Municipal de Saúde definiu o cancelamento das oitivas do prefeito e da enfermeira Leila Couto, chefe da pasta, no Plenário Adenildo Amaral Lacerda. Quem explicou o fato foi o próprio autor do requerimento que convocou as autoridades a dar explicações sobre a Área. Maurício Anache (SD) explicou na tribuna o agendamento para o dia 10 de dezembro de uma audiência fechada entre os vereadores da atual Legislatura, o gestor municipal e a secretária do executivo, que ocorrerá na Prefeitura. 

 A minha preocupação é como a Saúde em 2015 vai se comportar. Pelo que recebi de informação da Secretaria de Saúde vão faltar R$ 5 milhões para que a Saúde rode da maneira que ela precisa rodar. O que percebi nessa reunião (a que definiu a suspensão das oitivas) é que o prefeito não possui uma noção exata do que acontece na Saúde, nem a secretária, além do que os dados não estão batendo. Falta inclusive dados para que a Secretaria Municipal de Saúde possa fechar o balanço de 2014, discursou Dr. Maurício nas Considerações Finais da sessão ordinária da última segunda-feira, 1º de dezembro.

Indignado com a realidade da Saúde Pública Municipal, Maurício Anache citou ao público ainda o atraso de pagamento de salários dos servidores da pasta, ocasionados segundo ele por uma má gestão do governo de Ari Basso na Administração Municipal. 

Trazer aqui o prefeito e a secretária de Saúde para eles passarem vergonha na Câmara Municipal não é a minha finalidade. Sou duro com o Governo mas crítica por crítica não vou fazer, o meu objetivo é ajudar a Saúde para 2015. Tenho a impressão que não estão gastando nem os 15% que é obrigatório investir na Saúde. Por exemplo, o que é gasto com a CASSEMS, que é repassado aos funcionários não pode ser computado como gasto pela Saúde, explica o vereador. 

Maurício Anache também fez questão de enfatizar que além da análise do atual quadro da Sáude Pública Municipal irá lutar para que o repasse aumente. Para isso, ele conta com a margem de suplementação do prefeito, fixada em 25%, dos quais o parlamentar garante que irá solicitar R$ 5 milhões para a pasta. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.