Publicado em 26/11/2014 às 13:32, Atualizado em 26/10/2016 às 10:57

Indicação por Plano de cargos e carreira na Saúde e Educação tem aval do Legislativo de Sidrolândia

Danilo Galvão, Câmara Municipal

O assunto é polêmico, recorrente e esbarra sempre na dificuldade financeira que Prefeituras de todo o Brasil enfrentam. Em Sidrolândia não poderia ser diferente. Mesmo com a dificuldade de se emplacar na realidade um Plano de Cargos, Remuneração e Carreira na Administração Municipal, os vereadores Nélio Paim (PR) e Edno Ribas (PDT) são autores de uma propositura aprovada na sessão ordinária do dia 24 de novembro. No pedido dos dois parlamentares, que teve aval unânime de todos demais representantes da Casa de Leis, é solicitado que o sistema venha a atender pelo menos os servidores das pastas de Saúde e Educação do município. 

Os servidores das secretarias mencionadas, questionam a forma de valorização e o estímulo dado a alguns em detrimento de outros, no exercício de suas atividades. O reconhecimento e a valorização são fatores importantes na vida funcional de todo servidor, principalmente em se tratando na excelência da gestão pública. Diante disso, indicamos uma maior possibilidade de participação em cursos e atividades de capacitação que permitam qualificar esses funcionários, assim como desenvolver as chamadas progressões funcionais previstas em todo plano de carreira, como ponto de partida para reparação de injustiças, justifica o documento já encaminhado ao prefeito Ari Basso, com cópias as secretárias municipais, Sônia Dal Pas Leite, da Educação, e Leila Couto, da Saúde. 

A indicação de Nélio e Edno vem justamente em um mês onde a Administração Municipal anunciou a necessidade de cortes na folha de pagamento na ordem de 13,63%, o que motivou a extinção de duas Secretarias, desligamento de cerca de sessenta funcionários comissionados e fim de gratificações a servidores. Na medida adotada pelo prefeito Ari Basso estima-se que o objetivo seja reduzir em R$ 600 mil o gasto público, que além de ajustar a Prefeitura à Lei de Responsabilidade Fiscal também atende a uma recomendação do Ministério Público. 

Em novembro também, só que no dia 19, menos de duas semanas após as demissões e corte das gratificações, o prefeito anunciou que a Administração Municipal irá conceder a 600 professores da Rede Pública de Ensino de Sidrolândia, um aumento de 13% na remuneração, como forma de equipar os vencimentos dos assistentes de creche concursados e contratados.