Buscar

Mulher, se toca: Ginecologista fala sobre riscos de não se tocar

Mesmo sendo tão sério, porque as mulheres ainda não fazem o auto toque?

Cb image default
Divulgação

Outubro é o mês marcado pela campanha de prevenção, conscientização e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero. A orientação é que mulheres façam o auto toque nas mamas e também que procurem as unidades de saúde para realização do exame de diagnóstico da doença.

Mas, mesmo sendo um assunto tão sério, porque a taxa de procura pelo exame de diagnóstico tem caído na região centro-oeste? Após a pandemia, a procura por exames de diagnóstico diminuiu 41%, comparando 2021 com 2019 e 2020.

A Dra. Nathália Pires, ginecologista endócrina, tem abordado o assunto em suas redes sociais, devido a importância das mulheres entenderem a historicidade das mamas, para então perceberem a importância de se tocar.

“Nós sabemos que estilo de vida, genética e outros fatores influenciam diretamente na prevenção das doenças. Mas, o autocuidado e auto toque são capazes de possibilitar diagnóstico precoce, dando tempo de tratamento e cura.”, afirma a Dra.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima-se que no país registre 66.280 mil novos casos de câncer de mama e mais 16,7 mil casos de câncer do colo do útero. Em Mato Grosso do Sul, a estimativa é que surja 850 casos novos de câncer de mama com média de 200 óbitos ao ano. E do colo do útero 270 casos novos com média de 100 óbitos ao ano.

“Além do auto toque para entender se tem algo incomum no corpo, é essencial que a mulher busque auxílio através dos exames de preventivo e mamografia, pois somente eles

são de fato eficazes nesta investigação. É possível ter acesso a esses exames pelo SUS no Hospital de Amor e no Hospital de Câncer Alfredo Abraão”, diz Dra. Nathália Pires.

Durante o mês de outubro, existem campanhas que promovem exames em vários lugares gratuitamente. Mas, durante todo o ano é possível ter acesso a esse recurso nos dois lugares citados pela ginecologista:

Hospital de Amor, na Av. Ver. Thirson de Almeida, 3103 - Aero Rancho Hospital de Câncer Alfredo Abraão, na Rua Marechal Rondon, 1053 - Centro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.