Buscar

Presidente da câmara David Olindo solicita explicações sobre seleção de agentes comunitários

Mais uma sessão conturbada a respeito dos agentes comunitários de Sidrolândia.

Mais uma discussão fervorosa se deu hoje (22), na sessão da câmara municipal de Sidrolândia, a respeito de uma seleção para a contratação de agentes comunitários de saúde que a prefeitura municipal através da secretaria de saúde publicou nesta manhã de quarta - feira. 

O presidente da câmara David Olindo (SD), questionou a referida seleção, haja vista que a casa de leis solicitou ao executivo que fosse realizado um concurso para a contratação de agentes comunitários de saúde. Mas o que a prefeitura municipal publicou foi uma seleção para a contratação destes funcionários com tempo determinado para o fim do contrato. 

Buscando explicações, solicitou ao vereador Dr Maurício (SD) para que o mesmo tome as devidas providências para que todos os questionamentos sejam sanados.

A dúvida que se levantou entre os vereadores foi a respeito da data de inscrição que na nota trás com dois dias de prazo sendo do dia 22 ao dia 24 deste mês de abril; da contratação temporária deste funcionário; pois qual seria a justificativa para se abrir um processo seletivo para a contratação temporária sendo que o agente comunitário assim que for contratado e posto para trabalhar levará um certo tempo para cadastrar sua área, e mais, terá um vinculo com os moradores e logo será mandado embora; qual o conteúdo programático para estudo e a realização da prova objetiva. 

Foi levantando pela vereadora Rosângela Rodrigues (PMDB), por que as áreas do PSF Malvinas, Pindorama, Ipacaraí, Sidolar II, e vários outros assentamentos não foram contemplados com vagas para a contratação de agentes. 

O vereador Waldemar Acosta ( PDT), em defesa, e tentando contornar a situação disse que esta seleção é de caráter de emergência, por isso está sendo feita assim...E que a prefeitura precisaria de tempo para realizar um concurso público para os ACS.

A indagação que se levantou foi o porquê de estarem abrindo um processo seletivo e não um concurso, o porquê de se contratar um agente comunitário por tempo determinado, fazer com que este profissional cadastre toda uma área, crie vínculo com a população e logo depois seja mandado embora. 

Foi questionado também o requisito aonde diz que para ser candidato a uma das vagas o candidato deverá residir na área que ele se interessar em trabalhar, foi questionado que vários ACS estabilizados no serviço público não moram na área que trabalham, hoje podendo citar alguns do PSF Pindorama, Malvinas, e mais alguns agentes que trabalham nos PSFs da cidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.