Buscar

Rosângela participa de Audiência Pública sobre Poços Artesianos na Capital

Representando o Poder Legislativo de Sidrolândia, a vereadora Rosângela Rodrigues (PMDB), que já presidiu a Casa de Leis no biênio 2009-2010, esteve na manhã desta quarta-feira (19) na Câmara Municipal de Campo Grande. Ela participou da audiência pública Uso das Aguas Subterrâneas captadas por Poços Artesianos, organizada pelo parlamentar da Capital, Eduardo Homero.

No evento realizado no Plenário Edroim Reverdito, com a presença de representantes da Diretoria das concessionárias de Agua e Esgoto, Sanesul, Aguas Guariroba, vereadores de Campo Grande, a promotora de Justiça, Andréia Cristina Peres da Silva, além de presidentes de conselhos municipais, foi discutida a exploração de agua a partir da utilização de poços artesianos. 

A audiência foi marcada pelo polêmico debate sobre o risco de contaminação do lençol freático a partir de exploração por poços. Representantes do comércio e da rede de hotéis e restaurantes da Capital utilizaram a palavra para demonstrar o seu descontentamento com o decreto lei n° 12.071 de 2012, do Executivo Municipal de Campo Grande, que no seu texto não permite o uso de poços em locais alcançados por rede de distribuição de água.

A água tem que ser controlada, fiscalizada, sob responsabilidade da concessionária. Antigamente era normal ter poço, porque não tinha a rede de distribuição, agora tem. A água é um bem difuso por excelência, é de todos e das futuras gerações. Simplesmente deixar o consumo dessa água não dá, tem que pensar a questão de saúde pública, vamos lotar os postos. O máximo que pudermos fazer para reduzir a lotação da rede pública de saúde é importante. O consumidor tem que saber a qualidade do produto que está consumindo, alegou a promotora na audiência. 

Rosângela Rodrigues compareceu no evento acompanhada do cacique Valcélio Figueiredo, de Sidrolândia. É um tema atual que pela presença de autoridades de todos segmentos nos contribuiu muito em conhecimento sobre a captação de agua subterrânea. Recentemente os vereadores da nossa cidade participaram de uma reunião sobre uma subconcessão para a perfuração e exploração de poços artesianos, proposta esta que ainda teremos uma nova reunião na Câmara, explica a parlamentar. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.